ANESP realiza live com EPPGGs sobre Auxílio Brasil e as mudanças no combate à pobreza 

live bolsa nova data.jpeg

Por motivos supervenientes tivemos que reagendar a live da ANESP com o tema "Do Bolsa Família ao Auxílio Brasil: o que muda no combate à dia 30 de agosto, às 18h30.

Com o envio ao Congresso da Medida Provisória nº 1.061/2021, que cria o Programa Auxílio Brasil e substitui o Bolsa Família, especialistas em combate à pobreza no país passaram a analisar o impacto das mudanças propostas na população pobre.

Foram convidadas a participar da live três EPPGGs: Letícia Bartholo (socióloga, mestre em Demografia, ex-Secretária Adjunta da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania), Lilian Rahal (mestre em Sociologia, ex-Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), Janine Mello (cientista política,  doutora em Sociologia Política, ex-Diretora de Monitoramento e Acompanhamento do Plano Brasil Sem Miséria). A mediação será feita pela também EPPGG e vice-presidente da ANESP Márcia Muchagata

A carreira de EPPGG tem um conhecimento singular nesse campo. Dezenas de gestores federais participaram ativamente do desenho das estratégias de enfrentamento à pobreza nas duas últimas décadas e por longo tempo estiveram à frente da gestão do Programa Bolsa Família, do Cadastro Único e de políticas públicas complementares à transferência condicionada de renda. Diversos estudos e pesquisas foram produzidos por gestores que buscavam o aperfeiçoamento de tais programas. 

Assim, no debate buscaremos elucidar aspectos como os componentes da MP - que cria outros tipos de auxílios -, a cobertura e linha de pobreza, o contexto orçamentário necessário para implementar o programa e os impactos na rede de proteção socioassistencial e nas famílias beneficiárias. Como pano de fundo, o papel e a mudança de conceituação sobre as políticas de enfrentamento à pobreza no Brasil. 

Serviço

LIVE: “Do Bolsa Família ao Auxílio Brasil: o que muda no combate à pobreza”

NOVA DATA: 30 de agosto, segunda-feira, às 18h30

Transmissão: YouTube e Facebook da ANESP