ANESP participa da instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público - Servir Brasil

Bruno Spada/Cãmara dos Deputados

Aconteceu nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, reunião em formato híbrido para a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público – Servir Brasil – e a apresentação do novo presidente da Frente, o deputado federal André Figueiredo (PDT/CE). A ANESP foi representada pela sua vice-presidente Elizabeth Hernandes.

A reunião foi aberta pela mesa diretora da Frente Servir Brasil, que passa a ter a seguinte configuração: deputado federal André Figueiredo (Presidente), Aline Bezerra (Secretaria Executiva), Janus Pablo (Diretor Institucional) e Alisson Sousa (Diretor Institucional Substituto). As falas iniciais dos dirigentes destacaram a importância das ações da gestão anterior, presidida pelo deputado federal Professor Israel Batista (PSB-DF), que conseguiu barrar a PEC 32, da Reforma Administrativa, que representava uma verdadeira destruição do serviço público e um atentado ao Estado brasileiro.

Após a abertura foi franqueada a palavra às entidades que compõem a Frente Servir Brasil, que abordaram temas de interesse geral, com destaque para a defesa da democracia, tendo em vista os atos do dia 8 de janeiro. Foi consenso entre os presentes, o fato de estarmos saindo de um momento de resistência para um período de reconstrução de políticas públicas. E que esse novo período traz também a possibilidade da abertura da mesa de negociação com os trabalhadores do serviço público, com a reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente, no dia 7/2, às 10h, no auditório do Bloco K da Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Elizabeth Hernandes, diretora e uma das vice-presidentes da ANESP, apontou a importância de estarmos, nesse exato momento, no ambiente do Parlamento, participando de um ato democrático que envolve governo e trabalhadores. “Mesmo havendo a sensação, destacada por todos os participantes, de que concluímos um momento de resistência, é importante lembrar que a democracia tem que ser defendida e fortalecida todos os dias e que a valorização do serviço público faz parte dessa defesa”, afirmou Hernandes.

Ao final da reunião foi informada pela mesa diretora que já foi protocolado o requerimento para oficialização da Frente Parlamentar e que estão sendo recolhidas as assinaturas dos parlamentares. Tão logo se concretize a coleta das 198 assinaturas necessárias para a instalação da Frente haverá um evento que prevê a eleição da nova diretoria, previsto para 28/2, as 14h30, na Câmara dos Deputados.  


ÚLTIMAS NOTÍCIAS