Elizabeth Hernandes assume presidência da ANESP
A ANESP conta com uma nova Presidente em exercício. Por decisão coletiva da Diretoria, e tendo em vista a necessária articulação institucional da Associação em um momento de campanha salarial emergencial, a Vice-Presidenta Elizabeth Hernandes assumiu a Presidência da entidade.
Elizabeth é EPPGG desde 2000. Atuou durante a maior parte do tempo na carreira nos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social, mas também passou pelo MEC, Justiça, Planalto e Imprensa Nacional. Estava aposentada desde 2019, mas optou por voltar à ativa neste ano para colaborar com o enfrentamento dos desafios em gestão e políticas públicas no Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. É graduada em Educação Física, mestre em Saúde Coletiva e doutora em Epidemiologia.
Na ANESP, está em seu primeiro mandato - era, até então, a 3ª Vice-Presidente. Após a licença de Pedro Pontual, em janeiro, foi indicada pela Diretoria para assumir a “linha de frente” na representação da entidade na campanha salarial e na articulação com outros atores. Ainda mantinha-se atuante internamente em questões relacionadas à área Administrativa-Financeira.
Reconfiguração
A reconfiguração na Diretoria também busca atender recomendação feita pelo Conselho da Associação em 30 de janeiro, após consulta oficializada pelos diretores em 19 do mesmo mês. Na ocasião, a ANESP pediu que os Conselheiros e Conselheiras opinassem sobre a composição da Direção, considerando a ocupação de cargos comissionados por dirigentes.
A análise recomendou que apenas a Presidência da entidade não seja preenchida por EPPGG em cargo comissionado superior a CCE 1.15 ou similares (que não são restritos a servidores) ou em cargo cujas atribuições possam conflitar com objetivos corporativos da carreira. Além disso, sugeriu uma consulta à assessoria jurídica, caso a Diretoria concordasse com a recomendação, para identificar eventual forma de substituição da Presidência sem necessidade de licença, considerando a particularidade do caso.
A Diretoria entendeu como oportunas as observações do Conselho e após conversas com a consultoria jurídica, decidiu seguir com a mudança na Presidência obedecendo a ordem prevista no Estatuto, mas sem licenciamento de Diretores. Dessa forma, o posto, ocupado à época pela 1ª Vice-Presidente, Lilian Rahal, que está hoje em cargo comissionado CCE 1.17, passou ao 2º Vice-Presidente, Frederico Coutinho. Frederico, por sua vez, está em cargo que pode vir a atuar com tema sensível aos objetivos corporativos da carreira e por isso cedeu a posição à 3ª Vice-Presidente, Elizabeth Hernandes.
Lilian e Frederico permanecem titulares na Vice-Presidência da Associação e do Sindicato.