"A inacreditável volta da fome no Brasil", por Erick Brigante
O portal UOL nesta quarta (17) publica o artigo “A inacreditável volta da fome no Brasil”, do EPPGG e economista Erick Brigante Del Porto. No texto, o autor traça a trajetória recente dos níveis de insegurança alimentar na população brasileira, e, chama a atenção para a inflexão captada pela Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, realizada em 2017/2018, fazendo com o que o fenômeno da fome estivesse perceptível nas ruas em todo o país.
O contexto crônico de crise econômica, ainda associado às incertezas dos caminhos da Pandemia de Covid-19, demanda a urgência em ampliar as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, com a recomposição de seu orçamento e de seu público, com atenção especial à transferência de renda, numa ação que tenha abrangência e bases estáveis, priorizando a vida e a dignidade das pessoas.
Além da ainda incerta substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, também preocupa a ausência de arranjo institucional próprio que promova a governança e a execução coordenada e articulada do conjunto de políticas públicas de enfrentamento da fome e da extrema pobreza. O Brasil conta com vasta experiência, recursos e capacidades para realizar o enfrentamento urgente da fome que aflige milhões de brasileiros. Urge que o faça. A fome não espera.