Cade se destaca no apoio a servidores para home office

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A pandemia de Covid-19 acelerou a mudança de paradigmas em relação ao teletrabalho, que passou a ser adotado amplamente por empresas privadas e pelo setor público como medida de proteção aos trabalhadores. A análise dos impactos do modelo indica que ele veio para ficar e, para tanto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem apoiado os servidores com mobiliário e equipamentos.

Após quase quatro meses de trabalho remoto, o Governo Federal percebeu ser possível manter os serviços públicos funcionando e, ainda, economizar no pós-pandemia. O home office gerou corte anual de gastos de até R$ 500 milhões, conforme notícia do Correio Braziliense.

A regulamentação do teletrabalho e sua implantação permanente, mesmo que em um modelo híbrido, é para onde aponta o futuro próximo.

Mas como os servidores públicos estão sendo apoiados para exercer o teletrabalho? Eles têm condições adequadas, como espaço, mobiliário, equipamentos e segurança de softwares? A comunicação com os demais colegas e o órgão tem funcionado? A produtividade está mantida? Essas são algumas das muitas questões que a Administração Federal como um todo e as entidades de representação dos servidores estão buscando responder neste momento.

Ação inovadora

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Uma iniciativa coordenada pela EPPGG Mariana Boabaid Dalcanale Rosa, Diretora de Administração e Planejamento do Cade, tem inovado no apoio aos servidores do órgão que estão em trabalho remoto.

A ação consiste na disponibilização de monitores, desktops, teclados, mouses, antenas de Wi-Fi, kits ergonômicos, apoio para os pés, cadeiras, entre outros. Também estão sendo adquiridos periféricos, como fones de ouvido, webcams ring lights. Foi implantado um canal de comunicação pelo WhatsApp específico para a logística. Por ele, os servidores podem demandar os equipamentos e optar por retirar no drive-thru ou pedir a entrega domiciliar, que acontece semanalmente.

Para isso, houve uma mudança de visão do Cade sobre o teletrabalho. Antes da pandemia, o órgão disponibilizava um notebook por pessoa para exercer o teletrabalho regulamentar e partir da lógica de que as condições de viabilização do home office deveriam vir do próprio servidor. Com planejamento e organização logística, o órgao passou a providenciar o mobiliário e os equipamentos necessários para os servidores que os demandem.

A preocupação com a relação com os servidores também chama atenção. São pequenos gestos que fazem diferença. Os equipamentos entregues seguem com um aviso de porta em um cartão personalizado e com o número do patrimônio e um recadinho da equipe da logística.

“A reação da equipe tem sido sensacional. O retorno que recebemos nas pesquisas de satisfação são muito positivos, mas o principal indicador de sucesso é o desempenho, que está excelente”, relata Mariana Boabaid Dalcanale Rosa.

Outras iniciativas no Cade

O Cade criou em seu site uma página (http://www.cade.gov.br/coronavirus) para divulgar as ações de enfrentamento à pandemia. Nesse canal, disponibiliza mensalmente o painel de atuação, dando transparência à produção da Autarquia. Encontra-se em elaboração um relatório do desempenho do 1º semestre de 2020 comparado ao mesmo período de 2019. O documento será disponibilizado ainda no mês de julho, mas os levantamentos preliminares indicam que a performance do Cade tem se mantido, mesmo com 90% do seu efetivo em trabalho remoto.

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Além do suporte para o trabalho remoto, Mariana destaca que o Cade tem investido muito na comunicação interna para manter o alinhamento e o engajamento da equipe. “A estratégia de comunicação interna no atual contexto precisou ser adaptada”.

O Presidente do Cade já fez dois vídeos institucionais com mensagens de agradecimento e encorajamento para a equipe, a área administrativa promoveu uma Live para explicar aos servidores as ações adotadas para garantir a segurança do trabalho presencial e facilitar o trabalho remoto, além disso foram criados grupos de Whatsapp com todas as lideranças da Autarquia, para garantir a uniformidade das orientações e promover a troca de experiências. Foi criado também o grupo no Whatsapp chamado “Cade Informa”, que envia as chamadas das notícias de destaque da intranet para incentivar o acesso pelos colaboradores.