Cade se destaca no apoio a servidores para home office
A pandemia de Covid-19 acelerou a mudança de paradigmas em relação ao teletrabalho, que passou a ser adotado amplamente por empresas privadas e pelo setor público como medida de proteção aos trabalhadores. A análise dos impactos do modelo indica que ele veio para ficar e, para tanto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem apoiado os servidores com mobiliário e equipamentos.
Após quase quatro meses de trabalho remoto, o Governo Federal percebeu ser possível manter os serviços públicos funcionando e, ainda, economizar no pós-pandemia. O home office gerou corte anual de gastos de até R$ 500 milhões, conforme notícia do Correio Braziliense.
A regulamentação do teletrabalho e sua implantação permanente, mesmo que em um modelo híbrido, é para onde aponta o futuro próximo.
Mas como os servidores públicos estão sendo apoiados para exercer o teletrabalho? Eles têm condições adequadas, como espaço, mobiliário, equipamentos e segurança de softwares? A comunicação com os demais colegas e o órgão tem funcionado? A produtividade está mantida? Essas são algumas das muitas questões que a Administração Federal como um todo e as entidades de representação dos servidores estão buscando responder neste momento.
Ação inovadora
Uma iniciativa coordenada pela EPPGG Mariana Boabaid Dalcanale Rosa, Diretora de Administração e Planejamento do Cade, tem inovado no apoio aos servidores do órgão que estão em trabalho remoto.
A ação consiste na disponibilização de monitores, desktops, teclados, mouses, antenas de Wi-Fi, kits ergonômicos, apoio para os pés, cadeiras, entre outros. Também estão sendo adquiridos periféricos, como fones de ouvido, webcams e ring lights. Foi implantado um canal de comunicação pelo WhatsApp específico para a logística. Por ele, os servidores podem demandar os equipamentos e optar por retirar no drive-thru ou pedir a entrega domiciliar, que acontece semanalmente.
Para isso, houve uma mudança de visão do Cade sobre o teletrabalho. Antes da pandemia, o órgão disponibilizava um notebook por pessoa para exercer o teletrabalho regulamentar e partir da lógica de que as condições de viabilização do home office deveriam vir do próprio servidor. Com planejamento e organização logística, o órgao passou a providenciar o mobiliário e os equipamentos necessários para os servidores que os demandem.
A preocupação com a relação com os servidores também chama atenção. São pequenos gestos que fazem diferença. Os equipamentos entregues seguem com um aviso de porta em um cartão personalizado e com o número do patrimônio e um recadinho da equipe da logística.
“A reação da equipe tem sido sensacional. O retorno que recebemos nas pesquisas de satisfação são muito positivos, mas o principal indicador de sucesso é o desempenho, que está excelente”, relata Mariana Boabaid Dalcanale Rosa.
Outras iniciativas no Cade
O Cade criou em seu site uma página (http://www.cade.gov.br/coronavirus) para divulgar as ações de enfrentamento à pandemia. Nesse canal, disponibiliza mensalmente o painel de atuação, dando transparência à produção da Autarquia. Encontra-se em elaboração um relatório do desempenho do 1º semestre de 2020 comparado ao mesmo período de 2019. O documento será disponibilizado ainda no mês de julho, mas os levantamentos preliminares indicam que a performance do Cade tem se mantido, mesmo com 90% do seu efetivo em trabalho remoto.
Além do suporte para o trabalho remoto, Mariana destaca que o Cade tem investido muito na comunicação interna para manter o alinhamento e o engajamento da equipe. “A estratégia de comunicação interna no atual contexto precisou ser adaptada”.
O Presidente do Cade já fez dois vídeos institucionais com mensagens de agradecimento e encorajamento para a equipe, a área administrativa promoveu uma Live para explicar aos servidores as ações adotadas para garantir a segurança do trabalho presencial e facilitar o trabalho remoto, além disso foram criados grupos de Whatsapp com todas as lideranças da Autarquia, para garantir a uniformidade das orientações e promover a troca de experiências. Foi criado também o grupo no Whatsapp chamado “Cade Informa”, que envia as chamadas das notícias de destaque da intranet para incentivar o acesso pelos colaboradores.