Sorteio incentiva a participação no Mapeamento de Competências da Carreira de EPPGG
Os EPPGGs que participarem do Mapeamento de Competências da Carreira de EPPGG realizado pela Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério da Economia poderão ganhar prêmios. Com o objetivo de incentivar a participação na pesquisa, a ANESP sorteará, entre os associados que responderem o questionário, quatro créditos de R$ 200 para compra de livros por meio do site Estante Virtual.
Para participar, basta responder, até 22 de junho, ao Mapeamento de Competências e ser associado à ANESP. Como essa é uma atualização do levantamento realizado em 2018 - ocasião em que a Associação também apoiou o engajamento da carreira -, todos os EPPGGs foram convidados a fazê-lo.
O link de acesso à pesquisa foi enviado por e-mail pela Seges. Caso não encontre, é preciso fazer contato com a Secretaria pelo e-mail seges.eppgg@planejamento.gov.br ou telefone (61) 2020-1650 e solicitar um novo envio.
Mapeamento de Competências
O estudo tem como principal objetivo mapear as competências profissionais necessárias ao desempenho na carreira, bem como identificar as competências atuais dos servidores. A pesquisa é repetida periodicamente para que se possa acompanhar a evolução do perfil de competências da carreira e atualizar o Sistema de Gestão de Carreiras (SGC).
Diversas aplicações podem ser dadas aos resultados encontrados, entre elas a possibilidade de reorganizar o Programa de Aperfeiçoamento da ENAP em Trilhas de Aprendizagem por Competências, que alinharia as ofertas de capacitação com o que a carreira considera importante e com competências carentes de desenvolvimento.
Outra aplicação importante é o cruzamento dos dados de frequência de uso e domínio das competências, utilizado pela Secretaria de Gestão para orientar os órgãos a alocarem os EPPGGs em ações estratégicas e vinculadas às competências mais dominadas pela carreira.
Do total de EPPGGs ativos, 33% (324 servidores) responderam integralmente a primeira edição da pesquisa. Nesta, a Seges busca aumentar significativamente o percentual de respondentes para que análises e cruzamentos mais sofisticados possam ser realizados, o que resultaria em maior conhecimento sobre a carreira e melhorias na gestão, com base em evidências.