Mudanças em transferências monetárias assistenciais é tema de NT do Ipea
As Transferências Monetárias Federais de Caráter Assistencial em Resposta à Covid-19: Mudanças e Desafios de Implementação é o título da Nota Técnica nª 72 publicada pelo Ipea. Entre os autores estão os EPPGGs Letícia Bartholo, Andrea Barreto de Paiva, Marco Natalino e Elaine Cristina Licio. A pesquisadora do Subprograma de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional do Ipea Marina Brito Pinheiro também é autora.
O documento tem o objetivo de abordar as medidas federais implantadas como resposta à pandemia da Covid-19 relativas às transferências monetárias de caráter assistencial, quais sejam: Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família (PBF/Bolsa Família) e Auxílio Emergencial.
Desta forma, a nota técnica dedica-se a descrever e debater as mudanças ocorridas no BPC e no Bolsa Família entre a segunda quinzena de março e a segunda semana de maio de 2020, decorrentes da referida pandemia. E volta-se para a análise da implementação do Auxílio Emergencial. Por fim, é apresentada a síntese dos desafios e as oportunidades que podem ser extraídos dessas medidas, de forma a contribuir com o debate sobre possíveis melhorias de curto prazo e, principalmente, de documentar o aprendizado para aprimoramentos futuros.