Servidores federais denunciam desproteção contra a Covid-19
Denúncias de servidores aos sindicatos pela falta de itens essenciais para proteção da Covid-19 como álcool em gel e máscaras é mais um novo ponto de tensão entre funcionários públicos e o governo federal, conforme noticia o Portal Metrópoles.
Algumas funções não têm autorização para realizar o teletrabalho e, portanto, os servidores são obrigados a estar presencialmente nos órgãos e repartições públicas. Porém, não é disponibilizada a proteção necessária ou até mesmo exigida – caso da obrigatoriedade do uso de máscaras, determinada pelo Governo do Distrito Federal, por meio do Decreto nº 40.468, de 23 de abril de 2020.
Ainda nesta quinta, a Folha de S.Paulo informou que o Ministério Público Federal abriu inquérito para apurar se houve irregularidade ou insuficiência nas medidas adotadas pelo Ministério da Economia para proteger a saúde de funcionários da administração pública em relação ao ambiente de trabalho.
Observa-se o crescimento do número de infectados entre servidores públicos. Dados fornecidos ao jornal O Globo pelo Ministério da Economia via Lei de Acesso à Informação indicam que a doença acometeu ao menos 265 servidores. Neste sentido, a Anesp pede que associados nesta situação se manifestem.