Três EPPGGs nomeados para cargos no Desenvolvimento Regional, na Justiça e na Casa Civil

Foto: EF

Foto: EF

A Presidência da República nomeou, ao longo desta semana, três Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs) para cargos de alto escalão no Executivo Federal. Adriana Melo Alves, Gustavo Camilo Baptista e Pedro de Abreu e Lima Florêncio ocuparão cargos no Ministério do Desenvolvimento Regional, no Ministério da Justiça e Segurança Pública e na Casa Civil da Presidência da República, respectivamente.

Adriana Melo Alves exercerá o cargo de Secretária de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional. A EPPGG da 8ª Turma é Arquiteta e Urbanista (UFAL), mestre em Planejamento Urbano (UnB) e doutora em Produção do Espaço Urbano, Rural e Regional (UnB). Trabalhou na Secretaria de Programas Urbanos do Ministério das Cidades, na Secretaria de Desenvolvimento Regional e na Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (2011-2015). Foi também Secretária Nacional de Irrigação (2015) e Diretora de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Integração (2015-2016).

Gustavo Camilo Baptista e ocupará o cargo de Diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. EPPGG da 11ª Turma, é formado em Psicologia pela USP, Mestre em Educação pela USP e Doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB. No Ministério da Justiça, entre 2007 e 2010, atuou na Secretaria Nacional de Segurança Pública e foi Coordenador de Classificação Indicativa. Depois, atuou no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome até 2013, ocupando os cargos de Coordenador-Geral de Revisão de Benefícios e Coordenador-Geral de Logística de Pagamento de Benefícios. Antes da atual nomeação, desde 2017, ocupava o cargo de Diretor de Articulação e Projetos da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça. Gustavo também é Vice-Presidente de Administração e de Estudos e Pesquisas da ANESP.

Pedro de Abreu e Lima Florêncio foi nomeado Subchefe Adjunto de Política Econômica da Subchefia de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República. EPPGG da 4ª Turma, é graduado em Economia pela USP e em Direito pelo Ceub, Mestre e Doutor em Direito Econômico pela Universidade de Warwick (Inglaterra). Atuou na Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. No Ministério da Fazenda, trabalhou na Secretaria de Assuntos Internacionais, inclusive como Coordenador de Políticas Comerciais, e na Secretaria de Acompanhamento Econômico.