SEGES e Enap iniciam ações para lançamento do Sistema de Gestão de Carreiras - SGC

 Tito Fróes, Maurício Uzeda, Raissa Fonseca, Gustavo Camilo, Paulo Brunet (Gerente Geral da ANESP) e Soraya Brandão. Foto: Filipe Calmon / ANESP

Tito Fróes, Maurício Uzeda, Raissa Fonseca, Gustavo Camilo, Paulo Brunet (Gerente Geral da ANESP) e Soraya Brandão. Foto: Filipe Calmon / ANESP

Nos próximos dias, a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Seges/MP) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) darão início a uma série de ações para viabilizar o lançamento do Sistema de Gestão de Carreiras (SGC). O sistema terá informações atualizadas sobre experiência profissional e competências dos servidores públicos e apoiará a gestão da força de trabalho na administração pública.

Na manhã desta quinta-feira (30), participaram de reunião no MP o Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Gustavo Camilo, o Presidente da Associação Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura (AneInfra), Maurício Uzeda, a Chefa de Gabinete da Enap, Raissa Fonseca, o Coordenador-Geral e a Coordenadora de Gestão das Carreiras Transversais da Seges, Tito Fróes e Soraya Monteiro Brandão.

A meta apresentada pela Seges para a ANESP e para a AneInfra, é começar a operar o sistema em dezembro deste ano. Para isso, três etapas foram desenhadas: cadastramento de currículo, censo de trajetória profissional e mapeamento de competências.

Cadastramento de Currículos

Na primeira fase, a Seges encaminhará e-mail solicitando aos membros das carreiras de EPPGG e de Analista de Infraestrutura (AIE) e Especialistas em Infraestrutura Sênior (EIS) para que preencham suas informações cadastrais no "Banco de Talentos", com dados como formação acadêmica, trajetória profissional e contatos atualizados. Para agilizar essa etapa, está prevista integração com a Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em breve, todos os servidores do Executivo Federal serão chamados a cadastrar essas informações.

Censo de Trajetória Profissional

Específico para as carreiras transversais, o objetivo do censo é conhecer o histórico detalhado de cada servidor, inclusive antes de ingressar no serviço público ou nas carreiras atuais, com a descrição da atuação e resultados alcançados por política pública e lotação anterior. Para isso, informações do Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) serão cruzadas com o Banco de Talentos, com o apoio de pesquisas adicionais específicas.

Mapeamento de Competências

A Enap será responsável pelo mapeamento de competências com o objetivo de gerar subsídios para a elaboração de propostas de aperfeiçoamento das políticas de ingresso, desenvolvimento profissional e mobilidade. Para a Carreira de EPPGG, a Escola partirá do trabalho realizado pela EPPGG Aleksandra Santos, "Competências para a Carreira de Gestores Governamentais: Desenvolvimento e Evidências de Validade de uma Escala". Clique aqui para ler o estudo.

A ANESP apoia essa iniciativa e entende que o novo sistema poderá contribuir para valorização da experiência e melhor aproveitamento das competências dos servidores da carreira de EPPGG em favor do aperfeiçoamento da gestão da força de trabalho na Administração Pública.