Sexta com Debate aborda artigo "Focando nos mais pobres: Uma análise macroeconômica de programas de transferência condicional de renda"
A edição desta Sexta com Debate irá discutir o artigo "Focando nos mais pobres: Uma análise macroeconômica de programas de transferência condicional de renda”. A apresentação do tema será realizada pelo autor do estudo, o professor da PUC-RJ Eduardo Zilberman. O evento tem início às 10h desta sexta-feira (26), no auditório da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).
O artigo apresenta as transferências de renda voltadas para os pobres em um modelo de mercado incompleto com agentes heterogêneos enfrentando risco idiossincrático. Segundo o autor, estas transferências mudam o grau de seguro na economia e afetam os motivos de precaução de forma assimétrica, levando as famílias mais pobres a diminuir as poupanças proporcionalmente mais do que suas contrapartes mais ricas.
Eduardo Zilberman possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006) e doutorado em Economia - New York University (2011). Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Renda e Tributação
Serviço
Evento: Palestra sobre artigo "Focando nos mais pobres: Uma análise macroeconômica de programas de transferência condicional de renda"
Data: 26 de maio, sexta-feira
Horário: 10h
Local: Auditório da SAGI, Bloco A, 3º andar. Brasília - DF
Ingresso: Não é necessária a confirmação de presença.
Mais informações: Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, Departamento de Avaliação; telefone: (61) 2030-1509
Sexta com Debate
Série promove apresentações periódicas de temas de interesse para as políticas sociais feitas por especialistas externos ou internos ao MDSA. As apresentações ocorrem às sextas-feiras, a cada quinze dias, com duração de uma hora seguida de trinta minutos de debate.