Fonacate avalia movimentação sindical em torno da Reforma da Previdência

O Presidente da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), Alex Canuto, participou da assembleia geral extraordinária convocada pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), na tarde desta terça-feira (9). Em pauta, a Reforma da Previdência e a nova composição da entidade.

As entidades avaliaram as mobilizações contra a reforma da previdência que serão realizadas na próxima semana, de 15 a 19 de maio, quando dirigentes de classe, servidores e outros membros da sociedade atuarão no movimento designado “Ocupa Brasília”, que pretende intensificar o diálogo com os parlamentares. Outra mobilização contra a proposta de reforma está marcada para o dia 24 de maio.

Durante sua fala, Alex Canuto ressaltou que a ANESP estava realizando um plebiscito eletrônico aberto para consultar o posicionamento dos Associados sobre a Proposta de Emenda à Constituição de reforma previdenciária em discussão no Congresso Nacional (PEC 287/2016), e que ia aguardar o resultado para informar o posicionamento da ANESP.

Nova mesa Diretora

O presidente da União dos Auditores Federais de Controle Externo (Auditar), Paulo Wanderson Martins, assumiu nesta segunda-feira (8) o cargo de secretário-geral do Fonacate. A secretaria geral do Fórum estava a cargo do presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Daro Marcos Piffer, que encerrou o mandato à frente do Sinal no último dia 30 de abril. O presidente eleito desta entidade, Jordan Alisson Pereira, passa a ocupar o cargo de 2º Vice-Presidente de Administração e Patrimônio do Fonacate, cargo anterior de Paulo Martins.

Nova afiliação

Os Membros do Conselho Deliberativo do Fonacate aprovaram ainda na reunião de hoje o retorno da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) ao quadro de entidades afiliadas. ANADEP foi entidade fundadora no Fórum, em 2008, à época sob a sigla FNPCTE. Com a entrada da ANADEP, o Fonacate passa a ser composto por 27 entidades afiliadas.