Latin American Excellence Awards coloca o trabalho de Comunicação da ANESP como um dos três melhores da América Latina

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) tem um dos três melhores trabalhos de comunicação da América Latina, na categoria para organizações não-governamentais e associações. Esta é a conclusão do juri do Latin American Excellence Awards de 2017. O vencedor da categoria foi a ONG Mercy for Animals, com a UNICEF completando o pódio.

A organização da premiação reconheceu a estratégia e as iniciativas da ANESP para fazer a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) mais conhecida pela sociedade. O case "Policy Leaders in Focus”, apresentado pela Associação em inglês, conforme regulamento da premiação internacional, detalha o projeto de comunicação digital, seu baixo custo e o impacto gerado, apresentando números expressivos no aumento da audiência do site e das publicações nas redes sociais.

Segundo o Diretor de Comunicação da ANESP, Matheus Augusto, "a premiação reflete o bom trabalho de duas Diretorias subsequentes (2013-2015 e 2015-2017) e da equipe de funcionários da ANESP, contratados pelo mérito, por diretorias ainda mais antigas. Trata-se, portanto, de um resultado verdadeiramente institucional”, enfatiza.

O Latin American Excellence Awards faz parte do Excellence Awards, organizado pela revista europeia Communication Director, especializada em comunicação corporativa e relações públicas. Para esta edição, 2.500 organizações se candidataram e concorreram em 27 categorias diferentes do prêmio. Apenas as três primeiras entidades de cada categoria são conhecidas.

"Policy Leaders in Focus"

O objetivo da comunicação da ANESP, a partir de janeiro de 2014, foi fazer a Associação e a Carreira de EPPGG, e seus serviços à sociedade brasileira, mais conhecidos entre seus stakeholders (associados, autoridades, jornalistas e estudantes). Para isso, foram definidos estratégia, objetivos, ações e métricas, regularmente acompanhadas pela equipe. Recursos foram dedicados de maneira prioritária à Comunicação, que resultaram na revitalização de canais utilizados, bem como na assinatura de ferramentas digitais para o trabalho.

Entre janeiro de 2014 e outubro de 2015, considerada a Fase 1 do projeto, o foco foi o aumento da influência dos canais de comunicação da ANESP. Foram promovidas reestruturações na equipe e na infraestrutura da entidade. Capacitações aos profissionais envolvidos foram realizadas para viabilizar o correto uso dos instrumentos. Um novo e moderno site - adaptável a dispositivos móveis, com versões em três idiomas - foi desenvolvido internamente utilizando somente recursos humanos disponíveis na Associação. O boletim informativo semanal (ANESP Informa) ganhou um novo desenho e passou a aceitar assinaturas de pessoas de fora da Carreira de EPPGG. Já nas redes sociais, especificamente no Facebook, a presença passou a ser constante e gradualmente mais relevante.

Na Fase 2, o foco passou para a análise das métricas e das ações realizadas visando a retenção da audiência. Com os dados de acesso e leituras em mãos, a equipe passou a indicar tópicos de maior interesse dos diferentes públicos, promovendo assim produção de conteúdo de maneira mais assertiva e hierarquização visual de informações disponibilizadas. Em paralelo, também foram buscadas parcerias com renomadas instituições de ensino a fim de facilitar o acesso de EPPGGs a programas de capacitação de renome mundial.

Clique aqui para ler o arquivo com os resultados de Comunicação apurados no período (documento em inglês).