8ª edição do G.N Papo debaterá o uso da tecnologia para engajar os cidadãos

Clipping: Enap

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoverá, na próxima quinta-feira (13), a oitava edição do G.N Papo – Conversa com Inovadores. Na ocasião, o diretor-executivo da MGov Brasil, doutor em Economia Política e Governo pela Universidade de Harvard e professor da Universidade de Zurich, na Suíça, Guilherme Lichand, vai abordar o uso da tecnologia certa para engajar cidadãos e avaliar impactos das políticas públicas. A atividade acontecerá às 9h30, no Espaço Nexus, na Enap. A entrada é franca.

Em 2014, Guilherme Lichand foi considerado pela revista Technology Review, ligada ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, um dos brasileiros mais inovadores com menos de 35 anos.

Junto com outros dois sócios, Lichand fundou a MGov Brasil, uma consultoria de políticas públicas que oferece soluções baseadas em telefones celulares populares para avaliar ações de impacto social. A solução é baseada em uma série de testes cognitivos, utilizando sistemas de resposta automática em que uma voz faz perguntas ao entrevistado e pede respostas com uma sequência de teclas. Para que os entrevistados não tivessem que arcar com o custo da chamada ou SMS para opinar, a solução usa um sistema de cobrança revertido.

A partir de 2015, a MGov Brasil começou a expandir sua plataforma para incluir outras formas de contato com o público-alvo, como aplicativos adaptados para conectividade limitada e questionários online. A intenção com isso é garantir a melhor forma de alcançar o maior número de pessoas possível, através da tecnologia certa para cada contexto.

G.N Papo – Conversa com Inovadores – Trata-se de um espaço de debate sobre ideias para inovação em governo, aberto a todos e voltado para servidores interessados em novas ferramentas e meios que aumentem a capacidade de inovar nos processos organizacionais e políticas públicas. O objetivo do encontro é reunir, periodicamente, em um espaço para o diálogo, pessoas que têm apresentado e implementado iniciativas inovadoras.

Serviço
G.N Papo com Guilherme Lichand
Data: 13 de abril
Horário: 9h30
Local: Espaço Nexus, na Enap (SAIS – Área 2A, Brasília-DF, Brasil)
Outras informações: (61)2020-3320 ou gnova@enap.gov.br