Enap e Ministério do Planejamento anunciam classificação das iniciativas vencedoras do 20º Concurso Inovação

 Cerimônia foi realizada no auditório da Escola. Foto: Enap

Cerimônia foi realizada no auditório da Escola. Foto: Enap

Clipping: Enap

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) realizaram, nesta terça-feira (20), a solenidade de premiação do 20º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Na ocasião, foi anunciada a classificação das 10 iniciativas vencedoras – e do destaque Sustentabilidade – e os prêmios a elas atribuídos, além do lançamento da 21ª edição do Concurso Inovação. O evento aconteceu no auditório da Enap e contou com a presença de representantes de embaixadas e diversas autoridades do governo federal.

A mesa de abertura do evento foi composta pelas seguintes autoridades: presidente da Enap, Francisco Gaetani; embaixador do Canadá, Riccardo Savone; embaixadora da Noruega, Aud Marit Wiig; embaixador da Suécia, Per-Arne Hjelmborn; conselheiro de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França e diretor do Instituto Francês no Brasil, Alain Bourdon; vice-chefe de Missão e chefe da Chancelaria da Embaixada do Chile, conselheiro Rodrigo Arcos; e o executivo principal do setor privado do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Marcelo dos Santos.

Para o diretor de Inovação da Enap, Guilherme de Almeida, o concurso chega a sua 20ª edição mantendo um papel relevante no reconhecimento e disseminação das inovações produzidas pelos servidores públicos federais. "A Enap está cada vez mais voltada para promover a inovação como ferramenta de transformação do serviço público", disse.

Ao final do evento, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, parabenizou os vencedores pelos esforços de inovar em um contexto que não incentiva a inovação. "Quando falamos em inovação, falamos em limites. São limitações que precisamos superar, enfrentar e redefinir para que os limites do possível sejam continuamente transformados e para que possamos fazer melhor o nosso trabalho", concluiu.

Após a premiação, foi lançada a 21ª edição do Concurso Inovação em Gestão Pública.

A seguir, a classificação das iniciativas premiadas: 

1º lugar: Parcerias para o desenvolvimento produtivo de insumos estratégicos do SUS (MS)
2º lugar: Programa Start-Up Brasil (MCTI)
3º lugar: Facilitação e Ampliação do Acesso Gratuito ao Transporte Aéreo de Órgãos, Tecidos e Equipes para Transplantes (SAC-PR)
4º lugar: Sistema Macros (CGU)
5º lugar: Classificação Indicativa para o Mercado Digital: a solução para um novo mercado – IARC (MJ)
6º lugar: Consumidor.gov.br (MJ)
7º lugar: Central de Compras e Contratações do Governo Federal (MP)
8º lugar: O Processo Eletrônico Nacional e a solução que revolucionou a gestão dos processos administrativos governamentais (MP)
9º lugar: Novo Marco Legal para a Implementação do Programa Cisternas (MDSA)
10º lugar: Sinesp Cidadão (MJ)

Destaque sustentabilidade: Destinação ambientalmente adequada de resíduos provenientes da destruição de bebidas apreendidas pela Receita Federal (MF)

Premiações

Para as iniciativas contempladas entre o 1º e o 7º lugar – e o destaque Sustentabilidade – os prêmios serão missões técnicas internacionais aos países apoiadores. Além desses prêmios, todas as iniciativas vencedoras receberão: assinatura, com validade de um ano, da Revista do Serviço Público (RSP); publicações da Enap; certificados para os integrantes das equipes; divulgação no Banco de Soluções, disponível no site do Concurso; e Selo Inovação – imagem que só pode ser utilizada pelas próprias iniciativas premiadas em seus materiais de divulgação impressa e/ou eletrônica.

Nesta edição, o Concurso Inovação conta com o apoio das Embaixadas do Canadá, do Chile, da França, da Noruega e da Suécia, além do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). 

O Concurso Inovação tem o objetivo de estimular a implementação de iniciativas inovadoras de gestão em organizações do governo federal, de disseminá-las e de valorizar servidores públicos que atuam de forma criativa. O prêmio tem alcançado sucesso ao longo desses 20 anos, somando no período 1.934 práticas inscritas e 362 iniciativas premiadas. Nesta 20ª edição, o Concurso Inovação obteve 102 inscrições válidas.

Clique aqui para acessar o livro com as iniciativas vencedoras.

Outras informações: 
http://inovacao.enap.gov.br/