Bolsa Família: pesquisador apresenta estudo no Sexta com Debate desta semana

Foto: Anthony International

Foto: Anthony International

A Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (Sagi/MDSA) promove, neste dia 16 de setembro, o evento Sexta com Debate, com o tema Otimização de Programas de Combate à Pobreza: Uma aplicação ao Bolsa Família. O encontro será realizado a partir das 14h30 no auditório do 3º andar, do Bloco A, da Esplanada dos Ministérios. Não é preciso se inscrever ou confirmar presença para participar.

O trabalho será apresentado pelo autor, o economista Juan Rios, que é doutorando em Economia na Universidade Stanford. Em seguida, a plateia terá oportunidade de interagir com perguntas e contribuições. A dinâmica do evento prevê, entre apresentação e debate, duração de 1h30.

Juan Rios estuda economia do setor público e seus projetos investigam políticas públicas relevantes para a redistribuição de renda e o aumento da mobilidade social. Este trabalho especificamente investiga qual seria a tabela ótima do benefício do programa Bolsa Família como função da renda, segundo dois critérios normativos: (1) maximizar função de bem estar-social; e (2) minimizar custo do programa que garanta uma renda mínima à população brasileira. As estatísticas utilizadas são estimadas com dados administrativos do Cadastro Único, bem como dados da RAIS.