EPPGGs são convidados a participar de pesquisa do Projeto Brasil 2035
O Projeto Brasil 2035 lança nova etapa convidando Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs), dentre outros profissionais, a responder questionamentos acerca do desenvolvimento brasileiro. A ideia é construir, a partir de várias opiniões diversificadas, as principais questões que envolvem o crescimento do País. O questionário pode ser respondido até o dia 1º de agosto.
Ao todo são 66 perguntas, que podem ser respondidas num tempo estimado de 15 minutos. O objetivo do questionário é identificar as incertezas críticas ligadas à questão orientadora do estudo prospectivo: Que caminho o Brasil poderá trilhar até 2035 para que tenhamos um país desenvolvido, com uma sociedade mais livre, justa e solidária em 2100?
Os resultados serão consolidados e apresentados em um seminário agendado para o dia 09 de agosto e serão insumo para oficinas de trabalho que serão realizadas na sede do Ipea, em Brasília. As incertezas serão debatidas com os parceiros e colaboradores do projeto para, então, servirem de subsídios na geração e simulação dos possíveis cenários para o país em 2035.
Incertezas
As incertezas críticas, segundo definição de Peter Schwartz, são variáveis sobre as quais não se sabe qual será seu comportamento futuro. Elas se apresentam como um mundo de possibilidades. Muitas vezes, são sinais ínfimos, pouco percebidos, mas imensos em potencialidades. São, por isso, de grande importância para a geração de cenários.
Clique aqui para realizar o questionário.
Para mais informações sobre o Projeto Brasil 2035, acesse o site.