Enap realiza oficina preparatória do curso Liderança e Inovação em Contextos de Mudança

Edifício Taubman, da John F. Kennedy School of Government, da Universidade Harvard.

Edifício Taubman, da John F. Kennedy School of Government, da Universidade Harvard.

Clipping: ENAP

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizou, nesta segunda-feira (30), oficina preparatória do curso Liderança e Inovação em Contextos de Mudança, evento de capacitação integrante do Programa Internacional de Desenvolvimento de Executivos da Administração Pública Federal. O curso será conduzido pela equipe da Harvard Kennedy School (HKS), em agosto de 2016. A oficina teve como objetivo permitir que os participantes tivessem um primeiro momento de interação, conhecessem os recursos metodológicos praticados nos Programas Executivos da HKS e, principalmente, sistematizassem desafios de inovação que serão trabalhados durante o curso. 

Esses desafios constituem recursos fundamentais para o desenho instrucional do curso, que deve ser estruturado aproximando-se da realidade dos dirigentes brasileiros. Entre os vários desafios discutidos na oficina destacaram-se questões importantes, tais como: como lidar com mudanças institucionais abruptas; como induzir inovação; como manter a legitimidade e consolidação de uma inovação já implementada diante de mudanças de contexto; como criar cultura digital e colaborativa, aproximando Estado e cidadão; e como promover diálogo intersetorial e/ou interagências a partir da construção de linguagens e conceitos comuns sobre políticas públicas e gestão. Tais subsídios orientarão os professores durante o processo de formulação e condução da capacitação.

Estiveram presentes na oficina dirigentes dos seguintes órgãos: Enap; Banco do Brasil; Ministério da Previdência Social; Ministério do Turismo; Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério da Justiça; Ministério da Fazenda; Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco); Superintendência Nacional de Previdência Complementar; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás; Instituto Federal Sul- Rio Grandense; Secretaria do Tesouro Nacional e Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Sobre o curso – As pré-inscrições poderão ser realizadas até 30 de junho na página inscricao.enap.gov.br. A confirmação da inscrição somente ocorrerá mediante o envio do Termo de Execução Descentralizada (TED) pelas instituições, no mesmo prazo. As orientações serão encaminhadas para o e-mail do servidor e da chefia imediata após o efetivo cadastramento.

O curso será realizado em Brasília, na sede da Enap, no período de 18 a 21 de agosto de 2016, com carga horária de 24 horas. O público-alvo são altos dirigentes da Administração Pública: secretários-executivos, secretários nacionais, diretores e assessores de ministérios e da Presidência da República, dirigentes de autarquias, fundações, agências, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Desenhado com base em metodologias participativas apoiadas em estudos de caso e simulações, as atividades desenvolvidas favorecem a reflexão e o incentivo à atuação proativa dos participantes no contexto do trabalho.

Com essa oferta, a Enap e a Harvard Kennedy School consolidam parceria em prol do intercâmbio de conhecimentos e experiências, visando formar lideranças propositivas e inovadoras, capazes de lidar com o contexto de transformações e atuar de forma eficiente e efetiva na implementação e gestão das políticas públicas.