ENAP com inscrições abertas para dois cursos do Programa de Aperfeiçoamento de Carreiras

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) dá continuidade ao Programa de Aperfeiçoamento de Carreiras - 2016 com dois cursos neste mês de maio. As matrículas podem ser realizadas por Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamentais e por todas as demais carreiras atendidas pelo Programa.

O curso Metodologias Participativas nas Interações entre Estado e Sociedade terá início do próximo dia 10 e será ministrado pelo EPPGG da 11ª Turma Daniel Avelino e pelo professor Clóvis Leite. Já o curso Gestão de Processos no Setor Público começa no dia 16 de maio.

Caso as inscrições não sejam efetivadas, as solicitações podem ser enviadas para o e-mail formacao.carreiras@enap.gov.br.

Saiba mais sobre os cursos:

Metodologias Participativas nas Interações entre Estado e Sociedade – GPPDS
Clóvis Leite
Daniel Avelino
10, 11, 12, 17, 18 e 19/05 – das 08h30 às 12h30
Turma GPPDS

Objetivo:
Ao final do curso, o participante será capaz de identificar, selecionar e adaptar práticas, perspectivas metodológicas e ferramentas para o desenho de atividades e processos participativos. Refletir sobre necessidades, possibilidades, características,vantagens e limites para operacionalizar interações sócio estatais. Desenvolver estratégias institucionais para qualificar o diálogo com a sociedade em processos administrativos e sistemas estatais.

Ementa:
Qualidade do diálogo em interações sócio estatais. Necessidades e possibilidades de participação social em diferentes áreas, processos e sistemas da Administração Pública Federal. Fatores críticos de sucesso no funcionamento de instâncias e mecanismos de participação na gestão de políticas públicas. Panorama de ferramentas metodológicas, critérios de escolha e riscos do uso inadequado. Inovação no desenho de processos para a gestão pública participativa.

*GPPDS – Programa de Aperfeiçoamento em Gestão de Políticas de Proteção e Desenvolvimento Social (GPPDS), desenvolvido em parceria com o MDS.

Gestão de Processos no Setor Público – 40h
Fábio Zimmermann
16, 17, 23 e 24/05 – das 08h30 às 18h
Turma 01-2016

Objetivo:
Ao final do curso, o participante será capaz de compreender e aplicar conceitos e ferramentas sobre a gestão de processos estratégicos da organização no que tange ao planejamento, à gestão do dia-a-dia, à melhoria contínua e ao aprendizado sobre os processos críticos de instituições públicas.

Ementa:
Monitoramento, avaliação e revisão de processos, com foco na melhoria contínua e no alcance dos objetivos da instituição; experimentação prática de ferramentas e métodos de gestão de processos no ambiente organizacional dos participantes; referências sobre modelagem e desenho de processos em organizações públicas.