Enap realizará curso internacional sobre liderança feminina em parceria com ENA/França

Nathalie Loíseau é Diretora da ENA. Foto: AFP

Clipping: ENAP

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) realizará, em parceria com a École Nationale d’Administration (ENA/França), o curso internacional Liderança Feminina: Estratégias para o Fortalecimento de Competências. A diretora da ENA, Nathalie Loiseau, especialista em questões de gênero no trabalho, virá ao Brasil para participar do evento, que faz parte das atividades comemorativas dos 30 anos da Enap e marca a retomada da cooperação entre as instituições. 

As inscrições estarão abertas a partir do dia 9 de maio. O curso será realizado de 1º a 3 de junho. Serão três dias de discussão teórica e atividades práticas no sentido de trocar experiências e refletir sobre estratégias para o fortalecimento de competências voltadas à liderança feminina e para a ampliação do  acesso de mulheres a posições de liderança na administração pública.  

A capacitação será ministrada pela professora da ENA, Gisèle Szczyglak, especialista em mentoring e com experiência nas áreas de gestão de talentos e implementação de redes profissionais. Entre os temas a serem abordados, estão o retrato ideal do líder, obstáculos às carreiras das mulheres e como construir suas redes e estratégias de aliança. A atividade acontecerá no idioma francês, com tradução simultânea. A carga horária totalizará 18 horas.

Café com Debate - A programação terá início com o Café com Debate: Desafios para a Igualdade de Gênero na Administração Pública – Diálogo Internacional Brasil/França, que terá como debatedoras a diretora da ENA, Nathalie Loiseau, e a ministra Sônia Gomes, diretora do Departamento de Administração e presidente do Comitê de Gênero e Raça do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O evento abordará as perspectivas e desafios dos governos francês e brasileiro para promover a igualdade de gênero na administração pública, por meio de uma abordagem comparativa e, com um olhar inovador, permitir a mudança na cultura organizacional de gestão.  

Serviço:
Curso internacional Liderança Feminina: Estratégias para o Fortalecimento de Competências 

Público-alvo: servidores(as) atendidos pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras e  servidores(as) que buscam aperfeiçoar e desenvolver competências para ocupação de cargos e posições de liderança na Administração Pública
Data: 1º a 03 de junho de 2016
Local: Auditório e Sala Nexus da Enap (SAIS – Área 2A – Brasília/DF)

Inscrições: a partir do dia 9 de maio, pelo email formacao.carreiras@enap.gov.br, com nome completo, CPF, carreira e órgão de exercício (vagas limitadas). Os integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento para Carreiras podem se inscrever diretamente pelo portal da Enap.

Café com Debate: Desafios para a Igualdade de Gênero na Administração Pública – Diálogo Internacional Brasil/França
Data: 1º de junho de 2016
Horário: 8h30 às 10h
Local: Auditório da Enap (SAIS – Área 2A – Brasília/DF)

Vagas limitadas. As solicitações de inscrição devem ser enviadas até 27 de maio ao e-mail cafecomdebate@enap.gov.br, contendo os seguintes dados: nome completo, instituição, cargo, CPF e e-mail. As confirmações serão encaminhadas posteriormente pela Enap, em virtude da disponibilidade de vagas.

Outras informações:
Coordenação-Geral de Formação
(61) 2020-3428
formacao.carreiras@enap.gov.br