ANESP presente na Aula Inaugural do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento e na inauguração do Complexo Interativo - Espaço Nexus da ENAP

 Paulo Paiva, Diretor de Assuntos Profissionais, Ana Mesquita, Vice-Presidente, Gleisson Rubin, Presidente da ENAP, e Alex Canuto, Presidente da ANESP. Foto: Filipe Calmon / ANESP

Paulo Paiva, Diretor de Assuntos Profissionais, Ana Mesquita, Vice-Presidente, Gleisson Rubin, Presidente da ENAP, e Alex Canuto, Presidente da ANESP. Foto: Filipe Calmon / ANESP

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) iniciou, na noite desta segunda-feira (28), as atividades do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento. A Aula Inaugural marcou também a inauguração do Complexo Interativo - Espaço Nexus. O Presidente da ANESP, Alex Canuto, a Vice-Presidente, Ana Mesquita, e o Diretor de Assuntos Profissionais, Paulo Paiva, prestigiaram o evento. Além deles, diversas autoridades estiveram presentes como o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão, o Secretário Executivo do MP, Francisco Gaetani, o Presidente da ENAP, Gleisson Rubin e o Presidente do IPEA, Jessé Souza. 

Ainda compareceram ao evento representantes do: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Ministério da Educação; Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal); Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); Corporação Andina de Fomento (CAF); Embaixada da Dinamarca; Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso); Escola Superior do Ministério Público da União; Centro de Altos Estudos da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional; Escola Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça; Escola de Inteligência da Abin; e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário, entre outros.

O Diretor de Assuntos Profissionais da ANESP, Paulo Paiva, elogiou o novo espaço e a iniciativa do Mestrado. “A ENAP merece o cuidado que vem recebendo do Presidente Gleisson Rubin, nosso colega EPPGG. A mudança vai muito além daquilo que é aparente, oferecendo ferramentas das mais modernas e inovadoras para a capacitação dos servidores públicos. Dessa forma, a Escola conseguirá capacitar mais pessoas de forma qualificada com a adoção de  tecnologia de ponta. Isso com certeza refletirá na eficiência e eficácia da administração pública, melhorando a entrega de bons serviços ao cidadão”, avalia.

Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Desenvolvimento - idealizado e proposto pelo Ipea, sendo aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2013. O objetivo do curso é capacitar gestores e técnicos da Administração Pública Federal para a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento. A primeira turma foi lançada em 2014. O programa desta segunda turma se beneficia do conhecimento e experiência do Ipea e da Enap. Nesta edição, foram ofertadas 40 vagas para servidores públicos federais.

Leia mais sobre o Mestrado.

Complexo Interativo - Espaço Nexus - Com área total de 340 m², o Complexo Interativo – Espaço Nexus incorpora as mais recentes soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) aplicadas à atividade educacional, promovendo a articulação entre ensino presencial e educação a distância, a conexão de saberes, a aprendizagem interativa e a inovação pedagógica.

Leia mais sobre o Espaço Nexus.