Com apoio da ANESP, começa a 1ª Semana Nacional do Serviço Público

Foto: Ana Volpe / Agência Senado

A Associação dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) apoia a realização da 1ª Semana Nacional do Serviço Público. A série de atividades sobre o tema tiveram início nesta quinta-feira (20) e continuam até a próxima sexta-feira (28).

De acordo com André Rafael, EPPGG e um dos idealizadores da iniciativa, a Semana Nacional do Serviço Público tem como objetivo reforçar gradualmente, de forma colaborativa, a cultura de servir ao público com entusiasmo, responsabilidade e efetividade. "Poucas pessoas parecem conscientes de que mais de 50% das receitas municipais são destinadas à folha de pagamento. São recursos que não podem ficar exclusivamente sob supervisão de governos com horizontes de quatro anos. É necessário que a sociedade se aproxime da gestão pública, ajudando a construir soluções para os desafios”, avalia.

Nesse sentido é que surge a ideia de convidar a sociedade e os diversos órgãos da administração pública a promoverem atividades relacionadas ao universo do serviço público. “As iniciativas existem, mas estão isoladas. Um órgão coloca um coral na entrada do prédio, outro prepara uma palestra ou uma atividade relacionada à saúde do servidor. Essas iniciativas, no entanto, carecem de maior entusiasmo e sistematicidade.

Iniciativas como as desenvolvidas no Canadá, Austrália e Estados Unidos, bem como a Semana Global do Empreendedorismo, servem de modelo e inspiração. Além disso, as recomendações da Resolução 57/277 da ONU de reconhecer o trabalho do servidor público, celebrar a virtude de servir e a importância desses profissionais para o desenvolvimento são utilizadas como fundamento.

Clique aqui para saber mais sobre a Semana Nacional do Serviço Público.

Assessoria de Comunicação