Entrevista: Mariana Fontoura fala sobre a cessão de bolsas da Fundação Lemann a estudantes brasileiros de pós-graduação

*Matéria atualiza às 16h15 de 05 de outubro de 2015, a pedido da entrevistada

Desta vez em parceria com a Fundação Lemann, a Universidade Columbia, de Nova Iorque, voltou à Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para divulgar cursos de Mestrado. O encontro foi realizado na última quinta-feira (17), no auditório da Escola e reuniu dezenas de servidores públicos interessados nas oportunidades ofertadas. A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) estimula seus Associados a continuar e a intensificar seus esforços por capacitação.

O evento contou com a participação de Gustavo Azenha, Diretor de Pós-Graduação do Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS), representando a Universidade Columbia; da Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e Chefe de Gabinete da Presidência da ENAP, Aline Soares; e da Analista de Projetos Mariana Lopes Fontoura, da Fundação Lemann, que conversou com a reportagem da ANESP sobre o evento e as oportunidades de bolsas de estudo apresentadas.

Ela explica que a Fundação Lemann concede bolsas de estudos de maneira indireta, geralmente da seguinte forma. A Fundação seleciona instituições de ensino superior (IES) de alto nível e formaliza parcerias com elas. A Universidade Columbia, por exemplo, é uma das parceiras da Fundação. A parceria implica no repasse de valores financeiros da Fundação Lemann para as IES escolhidas. As referidas IES selecionam uma fração de seu corpo discente para conceder bolsas de estudos custeadas pelos repasses da Fundação Lemann, observados os critérios exigidos pela Lemann, tais como:

1. o estudante deve realizar curso em área de interesse da Fundação Lemann. A área de Administração Pública, por exemplo, é de interesse da Fundação.

2. o estudante deve demonstrar a capacidade de gerar mudanças positivas e significativas para o Brasil.

Os quantitativos e os valores das bolsas são definidos pelas IES, sendo que elas geralmente são parciais, variando entre 30% a 90% do investimento do estudante. As IES podem conceder as bolsas para estudantes de origem dos setores público ou privado.

Confira abaixo a entrevista completa.

ANESP - O que é Lemann Fellowship e qual o objetivo desta Info Session na ENAP?

Mariana Lopes Fontoura - O principal objetivo desse programa é atrair talentos para gerar mudanças sociais no Brasil. A gente acredita muito que através do governo muitas dessas mudanças poderão atingir em escala o que a gente espera. Em São Paulo a gente não tem uma escola de renome como a ENAP, que de fato agregue um público tão grande que estuda e se interessa por governo e por políticas públicas. Por isso a gente resolveu diversificar. A gente sempre faz sessões informativas em São Paulo ou online, mas achamos importante fazer essa divulgação específica porque, de fato, nosso grande objetivo é atrair essas pessoas daqui [de Brasília] para participar dos programas e trazer mudanças reais e significativas para a realidade do cidadão.

ANESP - Um dos grandes atrativos do evento é a possibilidade da oferta de bolsas de estudo. Como um interessado pode se candidatar a essa benefício?

Mariana - Apesar de nós termos essa fama de conceder as bolsas, nós temos pouca participação nisso. A seleção dos bolsistas e a definição de valores é feita toda pela universidade, porque acreditamos que elas têm a melhor expertise para fazer esse tipo de seleção. Para que os interessados conheçam mais sobre os detalhes da seleção, trazemos sempre uma pessoa da área de admissão dessas escolas.

ANESP - Esse apoio é direto da Fundação ao aluno? Como se dá esse relacionamento entre Fundação, universidade e aluno?

Mariana - A parceria da Fundação é com a universidade. Um valor é repassado para a universidade para que eles selecionem e distribuam em bolsas conforme acharem adequado. Eles é que fazem a gestão desses valores recebidos, decidem o número de pessoas que serão contempladas e o percentual das bolsas. Tudo isso é definido pela universidade, mas, no geral, essas bolsas não são integrais. A gente tem de 30% a 90% de bolsas, dependendo da universidade.

ANESP - A Fundação Lemann sugere um perfil ideal para que essas universidades utilizem o recurso repassados a elas. Qual o perfil desejado?

Mariana - Para todas as universidades parceiras, o nosso principal critério é identificar pessoas que querem transformar o país. São aquelas pessoas que estão comprometidas, que veem as dificuldades, mas que querem trabalhar para que essas dificuldades sejam sobrepostas por novas iniciativas e projetos para melhorar o nosso país. Essas pessoas podem ser da iniciativa privada ou da pública, sem distinção. Essa é a nossa principal instrução para todas as universidades. E Columbia não fica de fora disso.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento no site da ENAP.

Caso queira receber informações sobre o Programa Lemann Fellowship e a concessão de bolsas pela Fundação Lemann, cadastre-se aqui.