Walk-in Session na ENAP apresenta possibilidade de bolsas de estudos na Holanda nesta quinta (13)

 Cidade de Haia, na Holanda. Foto: Ana Paula Hirama

Cidade de Haia, na Holanda. Foto: Ana Paula Hirama

Representantes do Institute of Social Studies (ISS) de Haia, na Holanda, estarão nesta quinta-feira (13), a partir das 18h30, na sala 119 da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), para apresentar seu programa de pós-graduação na área de Estudos sobre Desenvolvimento (Development Studies). O evento chamado de Walk-in Session é uma palestra de apresentação dos programas da instituição e das possibilidades de bolsas de estudos para brasileiros.

O professor doutor Lee Pegler do ISS estará na Escola para apresentar o instituto e seus programas de Mestrado, Doutorado e cursos de curta duração. Ex-alunos brasileiros do instituto enriquecerão a apresentação com depoimentos pessoais. Já as oportunidades de bolas de estudos para brasileiros nos Países Baixos ficará a cargo da Naffic-Neso Brazil.

Pede-se que os interessados em participar do evento manifestem a intenção de presença enviando e-mail para presenca.evento@gmail.com. A presença é gratuita e aberta ao público geral interessado.

Sobre o Institute of Social Studies

O ISS de Haia é um instituto dedicado à pós-graduação na área de “Estudos sobre Desenvolvimento”, em suas diversas vertentes (econômico, social, governança, políticas públicas e direitos humanos, entre outras). Criado em 1952, é o mais antigo instituto na Europa desse gênero e atualmente faz parte formalmente da Universidade Erasmus Roterdã, uma das 100 melhores universidades do mundo.

O ensino e a pesquisa no ISS visam construir capacidades conceituais, técnicas e práticas, fomentando um pensamento crítico orientado a políticas públicas e a processos de mudança social de uma forma mais geral.

O ISS conta com um diferencial, que é seu corpo estudantil e de professores oriundos de mais de 100 países, boa parte de países em desenvolvimento. Isto propicia uma oportunidade única para o intercâmbio de experiências, conhecimentos e visões de mundo, possibilitando e fortalecendo a reflexão conjunta sobre os problemas e desafios de desenvolvimento do século XXI.

Os programas do ISS são ministrados todos no idioma inglês. O Instituto conta com programas de Mestrado, Doutorado (PhD) e cursos de curta duração.

Apesar de formalmente vinculado à tradicional Universidade Erasmus Roterdã, o ISS está situado na cidade de Haia, cidade litorânea há cerca de 20 minutos de Roterdã e 45 minutos de Amsterdã, na província da Holanda-do-Sul. Terceira maior cidade dos Países Baixos, com 515 mil habitantes, Haia abriga as sedes de órgãos do governo nacional dos Países Baixos, diversas embaixadas estrangeiras, bem como uma quantidade grande de organizações internacionais, incluindo a Corte Internacional de Justiça da ONU.

Para mais informações sobre o evento, contatar a Assessoria de Cooperação Internacional da ENAP pelo telefone: 2020-3011.

Serviço

Apresentação dos programas do ISS e de oportunidades de bolsas de estudo
Data: 13 de agosto
Horário: 18h30
Local: Sala 119 da ENAP, Setor de Áreas Isoladas Sul (SAIS), Área 2A, Brasília-DF

Folheto de Divulgação da ENAP

Clique na imagem para ampliar