Com participação de EPPGGs e apoio da ANESP, Congresso CONSAD bate recordes
A oitava edição do Congresso Consad de Gestão Pública, encerrada nesta quinta-feira (28), registrou o maior público e o maior número de trabalhos apresentados. O evento foi realizado com apoio da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) e contou com a participação marcante de EPPGGs. Como apoiadora do evento, a ANESP manteve um estande na galeria de exposições. O local serviu de ponto de encontro para os EPPGGs e membros de carreiras análogas nos estados e municípios, mantendo sempre boa concentração de pessoas. O alto trânsito permitiu que fossem distribuídos pela Associação mais de 500 números de edições da Revista ResPvblica, 100 DVDs com artigos sobre a Carreira, mais de uma centena de folhetos sobre a aula inaugural do 1º curso de formação e quase 500 folders sobre a Carreira.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), a ENAP, os Correios, o Banco do Brasil, o Governo do Estado do Pará e empresas privadas como BMG, Bradesco, Fundação Dom Cabral, HSM e Funcab, dentre outros, também apoiaram o evento e mantiveram estande durante o congresso.
Segundo a organização do evento, transitaram pelo Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nos três dias do evento, 26, 27 e 28 de maio, 2.285 congressistas. Fazem parte deste público servidores públicos das esferas municipais, estaduais, distrital e federal, além de estudantes, expositores e acadêmicos atraídos pelos 175 trabalhos, de 16 unidades da Federação, apresentados em 57 painéis.
EPPGGs conferencistas
Nas salas de conferências, a presença de EPPGGs e da ANESP foi destaque. A Vice-Presidente da Associação, Aleksandra Santos, apresentou dois trabalhos, atraindo a atenção do Coordenador-Geral de Gestão das Carreiras Transversais do MP, Tito Fróes. Os trabalhos apresentados por ela foram: "Gestão por competência na Administração Pública: balanço da experiência federal e análise de casos de organizações”, na quarta-feira, e, na quinta-feira, “Escalas de competências: instrumentos para a gestão de carreiras transversais". Por sua vez, a associada Giovanna Victer fez parte do grupo que apresentou o painel “A coordenação de estratégias inovadoras para a melhoria da gestão pública no município de Niterói, onde é Secretária de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle. Sua palestra tratou de parcerias e oportunidades para a viabilização de projetos voltados à melhoria da gestão em contexto local e o caso de Niterói.
Outros sete associados apresentaram trabalhos durante o congresso. Confira abaixo a lista com nome dos autores, painel e título do trabalho apresentado:
Ciro Campos Christo Fernandes - painel: Escolas de governo, estratégias de capacitação e gestão do conhecimento - Escolas de governo: conceitos, origens, tendências e perspectivas para sua institucionalização no Brasil; e painel: Concentração e centralização das compras e contratações: visões sobre a experiência da administração pública brasileira - A centralização das compras na administração federal: lições da história.
Laila Ferreira Hossain - painel: A implementação das políticas de fomento nas compras públicas: resultados e perspectivas - Metodologia para aplicação das margens de preferência para produtos nacionais na realização de pregão eletrônico, na modalidade menor preço por lote.
Mariana Siqueira Carvalho Oliveira - painel: Organização em rede para a gestão Interfederativa de políticas públicas - A institucionalização do modelo de Gestão Integrada da Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Marizaura Reis de Souza Camões - painel: Perfis de competências: subsídios para a seleção e desenvolvimento de lideranças no setor público - Análise de processos seletivos para cargos comissionados no âmbito da Administração Pública Federal; e painel: Governança e participação: aportes da experiência recente no Brasil - Gestão pública no Brasil: as inovações configuram um modelo? (trabalho apresentado junto com Pedro Luiz Cavalcante).
Pedro Luiz Cavalcante - painel: Governança e participação: aportes da experiência recente no Brasil - Gestão pública no Brasil: as inovações configuram um modelo?
Pedro Palotti - painel: Servidores públicos federais: perfil e novos olhares e perspectivas - Perfil, composição e remuneração dos servidores públicos federais: trajetória recentes e tendências observadas
Rafael Setúbal Arantes - painel: A implementação das políticas de fomento nas compras públicas: resultados e perspectivas - A aplicação conjunta das preferências sobre o preço nas compras governamentais do governo federal.
Confira mais fotos do evento aqui.