Empresários conhecem ações de TIC desenvolvidas pelo Planejamento

Clipping: Ministério do Planejamento

Evento foi organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes)

Empresários do setor de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) conheceram, na manhã de hoje (7), as ações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) para desenvolver a governança digital e simplificar os serviços prestados pelo governo federal de forma eletrônica. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes), em Brasília.

Para o representante do MP no evento, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Cristiano Heckert, o desenvolvimento da governança digital está baseado em três pilares. "É preciso melhorar o uso da TIC para atender a população. Nossas ações estão focadas em ampliar o acesso à informação, simplificar a prestação de serviços eletrônicos e promover a participação social na construção de políticas públicas", explicou.

Para implementar a governança digital, a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) irá elaborar, em conjunto com os órgãos integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), a Estratégia de Governança Digital. O trabalho para a criação do documento será realizado a partir de junho.

Guia de Serviços

Durante sua apresentação, Heckert citou também o processo de desenvolvimento do novo Portal Guia de Serviços. Atualmente, o guia conta com mais de 600 serviços informacionais disponíveis para a população. "Queremos evoluir rapidamente para um canal que seja o único de entrada do cidadão e que seja possível a prestação de serviços transacionais no sítio", disse o secretário. A nova versão será lançada ainda este ano.