Paulo Bernardo diz que "querelas políticas" no Congresso são normais

Brasília - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, considerou "corriqueiro" o episódio ocorrido ontem (11) no Senado, quando desentendimentos fizeram com que a oposição deixasse o Plenário e ameaçasse obstruir a votação do orçamento, marcada para hoje (12).

Bernardo afirmou que o governo está otimista com a possibilidade de aprovação do orçamento. "Estamos otimistas sim, acho que temos todas as condições para votar, não estamos vendo nenhum problema grave, a não ser as querelas políticas dentro do Congresso, que são absolutamente normais".

Bernardo não descartou a possibilidade de edição de medidas provisórias, caso haja dificuldades para aprovar a peça orçamentária no Congresso, mas ressaltou que o governo aposta no diálogo com parlamentares da base e da oposição.

"Tanto quanto possível, vamos evitar a edição de medidas provisórias. Agora, se chegarmos a um ponto que não tivermos como tocar certos programas, aí de fato fica inevitável. Não temos como prever isso, acho que temos de apostar no diálogo e na votação".

Paulo Bernardo ser reuniu pela manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de 2007 que foi de 5,4%.

Yara Aquino / Agência Brasil