Manifestação de repúdio à nota publicada pelo jornalista Cláudio Humberto

A ANESP, atendendo a pedido dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Gestores Governamentais) em exercício no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), vem a público repudiar nota publicada no site do jornalista Cláudio Humberto.

A nota, reproduzida em diversos jornais do país, afirma que o corpo técnico do CADE repudiaria o nível dos indicados a Conselheiro da Autarquia, Vinícius Carvalho e Carlos Ragazzo. Trata-se de notícia inverídica e que atenta contra um dos princípios mais básicos que a atividade jornalística deve perseguir, qual seja a não manipulação da informação. Ambos os indicados citados são servidores públicos federais concursados, membros da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e com sólida experiência profissional e formação acadêmica.

A ANESP esclarece que atualmente quase a totalidade dos assessores do CADE são Gestores Governamentais. A seguir, estão os currículos resumidos dos Gestores indicados para compor o Conselho. Os profissionais contam com o apoio não só da assessoria técnica do CADE, mas também de toda a carreira.

Carlos Emmanuel Joppert Ragazzo é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio de Janeiro (PUC/RJ), pós-graduado em Direito do Consumidor pela Universidade Cândido Mendes, mestre em Direito da Concorrência e Regulação de Mercados (LL.M) pela New York University School of Law (NYU) e mestre e doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, Ragazzo é coordenador-geral de defesa da concorrência da Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE) do Ministério da Fazenda, tendo coordenado grande parte das últimas operações de busca e apreensão para combate a cartéis realizadas no âmbito do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.

Vinícius Marques de Carvalho é doutor em Direito Público Comparado pela Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne) e em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e Econômico. Atuou principalmente nos seguintes temas: privatizações, serviços públicos, reforma do estado, regulação e concorrência. Já foi assessor no CADE e atualmente é chefe de gabinete da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH).

A experiência adquirida ao longo de toda a carreira profissional prova que os dois Gestores Governamentais citados têm plena condição técnica para assumir a posição de conselheiros do CADE.

Atenciosamente,
A Diretoria