Carreiras de Estado apresentarão aos presidenciáveis demandas do funcionalismo público

Fórum que reúne entidades que representam as carreiras, entre elas a ANESP, prepara carta esclarecendo aos candidatos anseios sobre temas como a eficiência do Estado, a qualidade dos serviços públicos e a máquina pública brasileira. Documento será enviado no próximo mês

 Foto: Ascom/Fonacate

Foto: Ascom/Fonacate

As carreiras de Estado querem conhecer as opiniões e propostas dos candidatos à presidência da República sobre temas ligados ao funcionalismo público e ao Estado brasileiro. Para tanto, o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) – grupo integrado pela ANESP – entregará aos presidenciáveis uma carta evidenciando as principais demandas das carreiras típicas.

O assunto esteve em pauta na última terça-feira (08), durante Assembleia Geral do Fonacate, realizada na sede do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait). No encontro, os participantes definiram os pontos a serem esclarecidos pelos candidatos. Parte deles estão relacionados a assuntos como a eficiência do Estado, a qualidade dos serviços públicos e a máquina pública brasileira. O conteúdo completo da carta, porém, ainda não foi finalizado. A previsão é de ela esteja pronta e seja entregue durante o mês de julho, em evento a ser definido.

Para o vice-presidente da ANESP, Rodrigo Zerbone, que representou os gestores na ocasião, a carta simboliza uma sinergia entre as carreiras em prol de um benefício mútuo, importante para os servidores e para a população. “Ela consolida a atuação conjunta das carreiras típicas de Estado na defesa de um serviço público profissional, capaz de responder aos anseios da sociedade", avalia o EPPGG.

A Assembleia Geral também teve como pauta a Moção de Apelo do Sinait entregue ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo agilidade no julgamento dos envolvidos na "chacina de Unaí". No episódio, três auditores fiscais do trabalho e um motorista foram assassinados.

A próxima Assembleia do Fonacate está marcada para o dia 6 de julho, oportunidade em que será discutida a programação da II Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, prevista para abril de 2011.

Clique aqui para saber mais sobre o Fonacate.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP