Governo suíço oferece bolsas para mestrado e doutorado

Inscrições para concorrer a uma das 10 vagas podem ser feitas até 30 de setembro. Sem priorizar áreas específicas, pós-graduações estão disponíveis em dez instituições de ensino superior e dois institutos de tecnologia

Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para bolsas de estudos para participação em cursos de pós-graduação na Suíça. São aproximadamente dez oportunidades direcionadas aos brasileiros interessados em fazer mestrado ou doutorado, em dez instituições de ensino superior e dois institutos de tecnologia.

Para se candidatar, é preciso ser graduado em área compatível com a da pós-graduação desejada e ter menos de 35 anos. Também é necessário fazer um contato prévio com a universidade que oferece a pós-graduação e possuir certificado de proficiência na língua em que o curso é ministrado. Há programas em inglês, francês, alemão ou italiano.

O governo suíço não define uma área prioritária sobre a qual o mestrado ou doutorado deve abordar. As universidades disponíveis são as de Basel, Berna, Friburgo, Genebra, Lausanne, Lucerne, Neuchâtel, St. Gallen, Zurique e a Svizzera Italiana. Já os institutos de tecnologia são a Escola Politécnica Federal de Lausanne e o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique. O valor mensal repassado ao estudante é de CHF 1.920, o que equivale a cerca de € 1.500,00.

Para se candidatar é preciso encaminhar o formulário de inscrição preenchido, diplomas de graduação, certificados de participação em outros cursos de relevância, duas cartas de recomendação de professores, uma declaração de duas páginas enfatizando a importância daquele estudo em sua carreira, currículo, um comprovante de contato com o coordenador do curso desejado (não é necessário já estar admitido no programa), certificado de saúde e certificado de proficiência na língua oficial do curso. O material deve ser encaminhado por Sedex, em três vias, para a embaixada da Suíça (SES Av. Das Nações, Quadra 811, Lote 41, CEP – 70.448-900, Brasília/DF).

Mais informações e recebimento do formulário de inscrição podem ser solicitados pelo e-mail bra.vertretung@eda.admin.ch.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP