Gestora participa de trabalhos voluntários de inclusão social

A gestora Agnes Costa se dedica à área da Economia há cerca de sete anos, mas as tarefas desta gestora, de 29 anos, não estão ligadas apenas ao trabalho que ela desenvolve como assessora econômica do Ministério de Minas e Energia. Além de se dedicar a projetos profissionais como o da Usina de Itaipu e todas outras demandas do Ministério, Agnes usa parte de suas horas vagas para se dedicar a trabalhos voluntários e sociais.

Há cerca de um ano, a gestora entrou para a rede de voluntariado da Vara da Infância e da Juventude do DF. Para ajudar algumas crianças do Distrito Federal, ela freqüenta um abrigo de crianças no Núcleo Bandeirante, onde passa cerca de duas horas por semana com as 40 crianças que moram no local. “A nossa carreira é uma carreira para as pessoas que querem ajudar a sociedade, por isso o trabalho voluntário tem tudo a ver com o propósito de um gestor”, conta a economista entusiasmada. “Esse tipo de trabalho deve ser encorajado justamente por nós que tanto falamos em capital social, cidadania e educação”.

No abrigo que freqüenta, chamado de Larzinho Chico Xavier, a gestora promove atividades recreativas durante o tempo que passa com as crianças. As pessoas que desejam ajudar ou manter alguma parceria com a Vara da Infância podem exercer várias funções como dar aulas de reforço para as crianças ou prestar qualquer tipo de consultoria para os abrigos. “Cada um deve ajudar da forma que pode, com dinheiro, com tempo ou com algum tipo de conhecimento e além dos abrigos infantis existem outros locais como os asilos e muitas comunidades carentes que necessitam de ajuda”, completou Agnes.

A gestora costuma divulgar a ação para que cada vez mais pessoas participem desse tipo de atividade e ajudem as comunidades onde vivem. “A gente sempre está ocupado com mega-projetos, quase sempre de âmbito nacional, e acaba esquecendo um pouco da própria comunidade ou mesmo de ajudar uma pessoa que está mais próxima”, indagou. Quando foi questionada sobre a falta de tempo, respondeu de forma contundente: ”tempo a gente sempre arranja, quando a gente começa a se doar um pouco acaba descobrindo que dá para fazer cada vez mais e encaixando o tempo para tudo”.

A gestora oferece como dica o site do grupo Anjos do Amanhã, da Vara da Infância e do Adolescente do DF (http://www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br/) para quem quiser iniciar algum tipo de trabalho voluntário. O site também é usado para informações sobre doações e outros tipos de auxílio.

A coluna “Gestor em Foco”, do site da ANESP, é um espaço aberto para apresentarmos vários tipos de ações, tanto ligadas ao cotidiano dos gestores, quanto aos resultados relacionados aos trabalhos que cada um desenvolve. Caso você ou um colega tenham algum destaque para apresentar entre em contato por meio do e-mail comunicação@anesp.org.br.