Brasil assina acordo de cooperação técnica com Alemanha

Representado pela Enap e pela Agência Brasileira de Cooperação, governo oficializa parceria com a Alemanha para a elaboração de programa piloto de capacitação de servidores e agentes que desempenham atividades de interesse público

A presidente da ENAP, Helena Kerr do Amaral, reuniu-se com o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ministro Marco Farani, e o diretor da Agência Alemã de Cooperação (GTZ), Ulrich Krammenschneider, para firmar o Projeto de Cooperação Técnica Tringular Brasil – Alemanha. Os três se encontraram na manhã desta sexta-feira (15) no gabinete do diretor da ABC para assinatura do acordo.

O intuito do projeto é a elaboração de um programa piloto de capacitação para servidores públicos ou outros agentes que desempenham atividades de interesse público na área de cooperação técnica internacional. O objetivo central é a criação de condições para desenvolver um programa piloto de capacitação em cooperação técnica internacional, que poderá ser ofertado regularmente pela ENAP.

Segundo o ministro Marco Farani, é de extrema importância que a ENAP esteja habilitada para oferecer capacitação na área de cooperação técnica haja vista o aumento das demandas por cooperação técnica brasileira percebido pela ABC. Um crescimento, segundo ele, que segue em paralelo com o desenvolvimento do país. Helena Kerr do Amaral lembrou que a assinatura resulta do trabalho de um ano em que as três partes ouviram aqueles que serão beneficiados pelo projeto.

A presidente da ENAP também destacou que o Brasil se encontra numa fase em que não apenas recebe, mas também concede cooperações internacionais. “A demanda por cooperação ainda irá crescer. Temos potencial para ampliar nossos projetos com outros países latino-americanos e africanos”, disse. O diretor da GTZ ressaltou a importância que o projeto triangular tem para a agência alemã por sua originalidade. “Por ser uma experiência nova também para nós, esse projeto será de grande aprendizado mútuo”, explicou Ulrich Krammenschneider.

Fonte
Escola Nacional de Administração Pública (Enap) – 15 de outubro de 2010