EDITAL DE SELEÇÃO DE ARTIGOS PARA RESPVBLICA

EDITAL DE SELEÇÃO

Brasília, 21 de janeiro de 2009

Com o objetivo de estimular a produção reflexiva e ampliar a participação dos membros da carreira em fóruns nacionais e internacionais de debate sobre política pública e gestão governamental, a ANESP patrocinará a participação de nove associados no XIV Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública (CLAD 2009).

O evento será realizado em Salvador, Bahia, entre os dias 27 e 30 de outubro de 2009. Para informações adicionais acesse o site http://www.clad.org.ve/agenda/xiv-congresointernacional-del-clad

A. Seleção

Para concorrer ao patrocínio, o associado deverá submeter artigo de sua autoria à Comissão Editorial da revista Res Pvblica de acordo com os três eixos temáticos estabelecidos para o XIV Congresso Internacional do CLAD, que são: 1. Políticas de Gestão; 2. Políticas Sociais; e 3. Políticas Econômicas e de Infra-Estrutura, identificando o eixo temático do artigo e com autorização para publicação.

A Comissão selecionará os artigos que serão publicados nas próximas edições da revista Res Pvblica. Os autores dos textos publicados concorrerão, por meio de sorteio, ao pagamento de passagens aéreas, auxílio para diária1 e inscrição para o CLAD 2009.

B. Normas para participação

1 - Poderá concorrer ao patrocínio apenas o associado da ANESP que estiver com situação financeira regular junto à Associação.

2 - Os artigos deverão ser apresentados de 16 de fevereiro a 16 de março de 2009.

3 - Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Editorial de acordo com os seguintes critérios:

a) eixo temático proposto pela edição 2009 do CLAD;

b) originalidade;

c) consistência;

d) coerência;

e) clareza;

f) objetividade.

1 O auxílio para a diária está fixado em R$ 100,00 (cem reais) para auxiliar nas despesas de alojamento, alimentação e transporte.

4 - O sorteio dos trabalhos selecionados será realizado na sede da ANESP, no dia 11 de maio de 2009, dia da comemoração dos 20 anos da ANESP, com presença facultativa dos associados. A ANESP reserva-se o direito de alteração de data do sorteio por motivos eventuais, sem prejuízo aos associados e à participação no evento.

5 - Os membros da Diretoria não podem concorrer ao patrocínio.

6 - Em caso de co-autoria, apenas um dos autores poderá receber o patrocínio da ANESP para participar do evento.

7 - Ao retornar, o participante deverá entregar um relatório de formatação livre, contendo as informações relevantes do evento, especialmente aquelas relacionadas a temas da carreira de EPPGG, além de anexos, como material acadêmico de relevância e contatos realizados. O relatório será disponibilizado a todos os associados da ANESP.

8 - As questões que não estiverem contempladas neste edital deverão ser resolvidas pela Diretoria da ANESP.

9 - Os artigos deverão atender às normas editorias abaixo, sob pena de eliminação:

a) o texto deve ser inédito e em língua portuguesa. Conter entre 25 mil e 50 mil caracteres, incluídos os espaços. Não deve apresentar qualquer tipo de formatação, hifenização ou tabulação, palavras em negrito ou sublinhadas. Se necessário, poderá ser utilizada fonte em itálico;

b) o texto deve ser acompanhado de um resumo com aproximadamente 180 palavras. Deve ser enviado em arquivo de Word 7.0, ou em versão compatível, para o endereço eletrônico artigo@anesp.org.br, aos cuidados da Diretora de Estudos e Pesquisa. As referências do autor devem constar após o título do texto (nome, instituição, titulação);

c) as notas devem figurar no final do texto, numeradas em ordem crescente e indicadas no corpo do texto em algarismos arábicos, nos padrões da ABNT. A citação bibliográfica deve ser completa quando o autor e a obra forem indicados pela primeira vez. Ex.: Rezek, Francisco. Direito Internacional Público. 10 ed. São Paulo: Saraiva, p. 14, 2005. Nos casos de repetição, utilizar: Rezek, Francisco, op. Cit., p. 21;

d) a bibliografia é indispensável, devendo constar ao final do trabalho, em ordem alfabética, nos padrões ABNT, conforme exemplos listados abaixo:

Livro: Wieacker, Franz. História do direito privado moderno. 3 ed.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

Coletânea: Mota, Lourenço Dantas (org.). Introdução ao Brasil. Um banquete no trópico 1. 3 ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2001.

Artigo em coletânea: Alencastro, Luiz Felipe de. Joaquim Nabuco. Um estadista no império. In: Introdução ao Brasil. Um banquete no trópico 1. 3 ed. São Paulo: SENAC São Paulo, 2001.

Artigo em periódico: Barroso, Luis Roberto. Fundamentos teóricos e filosóficos do novo direito constitucional brasileiro. Revista Diálogo Jurídico. Salvador: ano I, v. I, n. 6, set. 2001.

Tese acadêmica: Souza, Telma de. A tradição autoritária brasileira e a esquerda. Tese (Doutoramento em Ciência Política), Universidade de São Paulo, São Paulo.

Para informações adicionais, entre em contato com a área de comunicação da ANESP pelo telefone (61) 3323-2397 ou pelo e-mail comunicacao@anesp.org.br.

A Diretoria