ANESP participa de oficina sobre o novo modelo de gestão da carreira promovida pela SEGES
A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - SEGES realiza, na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, oficina para definição do novo modelo de gestão da carreira dos EPPGG. O encontro teve início às 9h de ontem (13) e prossegue até o final do dia de hoje.
Segundo a proposta da SEGES, o evento tem o objetivo de colher subsídios para a construção da reorientação da gestão da carreira, sendo um espaço aberto para promoção do debate com integrantes da carreira sobre a definição do novo modelo de gestão.
A abertura da oficina ocorreu com as boas vindas aos participantes pela presidente da ENAP, Helena Kerr, e pelo diretor da SEGES Aldino Graef. Na seqüência, o assessor da SEGES Luciano Pinto detalhou a dinâmica dos trabalhos. Ainda durante a abertura, o prof. dr. Gileno Fernandes Marcelino trouxe detalhes sobre o contexto da criação da ENAP e da carreira de EPPGG. Gileno ocupou postos-chave na Administração Federal nos anos 80, sendo um dos responsáveis pela concepção da carreira.
O início do segundo dia contou com a presença do secretário da SEGES, Marcelo Viana, que destacou a atuação da sua pasta enquanto órgão gestor da carreira. Marcelo ressaltou, ainda, a importância do papel do EPPGG na Administração. Para o secretário, o fato de a maioria dos integrantes da carreira ocupar cargos de direção e assessoramento demonstra o reconhecimento do trabalho dos gestores na Esplanada.
A programação do encontro inclui exposições e debates sobre os temas: aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional dos gestores, alocação inicial e mobilidade, recrutamento e seleção, atuação em rede e gestão da carreira.
Além dos representantes da ENAP e da SEGES, participam da oficina integrantes do Grupo de Trabalho criado anteriormente pela SEGES, o consultor espanhol Josep-Ramon Morera i Balada, membros da academia e outros profissionais convidados pela SEGES.
A ANESP está representada pelo presidente, Ricardo Vidal, e pelos diretores Fernando Decnop, Jana Petaccia, Leonardo Lanna e Roberto Pojo.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ANESP