ANESP participa do 1º Fórum Nacional de Gestão Pública

A solenidade de abertura do 1º Fórum Nacional de Gestão Pública aconteceu ontem (30), às 9h, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, e contou com a presença do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, do secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, do ministro interino da Controladoria-Geral da União, Luiz Navarro, do presidente do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, do presidente do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau, do ministro da Advocacia-Geral da União, José Antônio Dias Tóffoli, do subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República, Luis Alberto dos Santos, do presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração, Paulo César Medeiros, do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP), e da presidente em exercício do Conselho do Prêmio Nacional de Gestão Pública, Luiza Helena Trajano.

O objetivo do encontro foi lançar 2009 como o Ano Nacional da Gestão Pública, agregar parceiros estratégicos, firmar termos de adesão de órgãos e instituições e motivar os servidores públicos em torno da agenda proposta pela Carta de Brasília para o desenvolvimento da nova estratégia de melhorias no serviço da Administração Pública Federal.

O ministro Paulo Bernardo afirmou que “o Fórum e a definição do Ano da Gestão Pública são tentativas de agregar movimentos já existentes em defesa da melhoria das atividades do setor público e que a idéia é obter o mesmo nível de modernização de setores da iniciativa privada”. O ministro reconheceu a existência de “ilhas de excelência” no serviço público e a necessidade de reproduzir esses modelos em toda Administração.

No evento foi lançado também o novo Portal da Gestão Pública, que já está no ar no endereço www.gespublica.gov.br, e a nova Rede Nacional da Gestão, que congregará todos os interessados na melhoria do setor público. Também foram discutidos assuntos como o financiamento do programa Gespública, a estruturação de um projeto nacional de capacitação, a melhor disseminação das ferramentas gerenciais e o apoio às Centrais de Atendimento Integrado.

A ANESP, reconhecendo o tema e a estratégia de alianças envolvida nesta nova proposta de discussão para melhorar o serviço público, assinou a Carta de Brasília e participará do Fórum de Gestão. O sítio da ANESP já está com uma área onde as notícias sobre este debate público são divulgadas e está aberta a receber a contribuição dos membros da carreira para a melhoria da prestação de serviços ao cidadão.

Fonte: Assessoria de Comunicação ANESP