ANESP apoia publicação nacional especializada em setor público

Em mais uma ação para divulgar a carreira de EPPGG, a ANESP apoiou, no último mês, a publicação Gestão Pública & Desenvolvimento. Distribuída em todos os Estados da Federação, a revista é pioneira, pois foi a primeira a levar à sociedade informações especializadas sobre atividades e serviços oferecidos pelo setor público.

Ao contrário de outros informativos produzidos por entidades públicas, a proposta deste não é ser um compilado de artigos acadêmicos voltados apenas para especialistas. Mais do que isso, a publicação aproxima a população e o setor público com reportagens sobre temas políticos em destaque na mídia nacional e matérias a respeito da atuação dos órgãos e carreiras que compõem os três poderes. “Esse é um assunto que interessa diretamente às pessoas”, afirma o idealizador do periódico, Francisco Amorim.

Para garantir a difusão das informações, o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap) - entidade responsável pela revista – produz, mensalmente, 10 mil exemplares. Em Brasília, a publicação circula em todos os Ministérios, autarquias e Congresso Nacional. Já nas capitais, o volume é distribuído gratuitamente para as Secretarias Estaduais e Municipais. Além disso, a publicação é vendida em todos os aeroportos do país.

Contribuição

Na última edição, a Anesp veiculou dois textos sobre a carreira de gestor governamental. O primeiro é um artigo assinado pelo presidente da Associação, Ricardo Vidal. Nele, o autor enfatiza a importância da carreira na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e na direção e assessoramento de escalões superiores da Administração Federal. Vidal também ressalta o perfil profissional único e generalista exigido pela categoria. Segundo o autor, além de ter que se adequar ao interesse público expresso no programa do governo vigente, o gestor deve conhecer amplamente o Estado e suas instituições; saber sobre movimentos e ciências políticas, sociais e econômicas; e possuir qualidades de um bom gerenciador de equipes.

Já a sessão Gestor em Foco traz como personagem a EPPGG e diretora do Departamento de Apoio à Descentralização do Ministério da Saúde, Lúcia de Fátima Nascimento. Na entrevista, entre outros pontos, a gestora ressalta a importância do trabalho dos gestores governamentais para o País. De acordo com Lúcia, a formação dada aos profissionais da carreira possibilita o oferecimento de um trabalho extremamente qualificado nas instituições em que atuam.

Fonte
Assessoria de Comunicação – ANESP