Homenagem ao Prof. Cascudo

No último sábado (03), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) perdeu um importante personagem de sua história: João Batista Cascudo. Nascido em Mossoró (RN), Cascudo foi o segundo diretor da instituição. Em agosto de 1988, organizou o então inédito curso de Políticas Públicas e Gestão Governamental, que formou a primeira turma de 120 gestores - selecionados em um concurso público nacional com mais de 69.000 candidatos.

Na Direção da Enap, soube com paciência e tolerância estabelecer uma relação de diálogo com os alunos e abrir caminhos, no Congresso Nacional, para a aprovação do Projeto de Lei de criação da carreira. Transmitiu, para alunos e sociedade, a necessidade de profissionalização da Administração Pública e de incorporação da meritocracia no acesso às funções, ajudando a Escola a sobreviver aos movimentos contrários à reforma administrativa iniciada na Nova República.

João Batista Cascudo tinha a certeza de que a Enap se transformaria, ao longo dos anos, em uma instituição estratégica para a nova Administração Pública e de que seus alunos, o que manifestou inúmeras vezes, seriam o principal agente da renovação e das mudanças que o país aguardava.

Ao Prof. Cascudo, a homenagem da ANESP.

Aos seus familiares, nossas condolências.

Brasília, outubro de 2009