Conhecimento acadêmico gerado por EPPGG ganha espaço pelo País

Mais três gestores têm a qualidade de seus estudos nas áreas de gestão pública e Economia reconhecida. No EnAPG, os artigos de Leila Ollaik e Pedro Cavalcante receberam Fast Track para publicação em periódicos com qualidade mínima de Qualis B2. Já trabalho de Glauco Oliveira teve menção honrosa no Prêmio CNI de Economia

Os trabalhos de mais três gestores governamentais filiados à ANESP tiveram destaque em eventos que visam estimular a produção de conhecimento acadêmico nas áreas de Administração Pública e Economia. Os textos dos EPPGG Pedro Cavalcante e Leila Ollaik estiveram entre os 15 selecionados no Encontro de Administração Pública e Governança (EnAPG) - realizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad) - que receberam Fast Track para serem publicados em veículos qualificados, no mínimo, com o Qualis B2. Já o trabalho do filiado Glauco Oliveira recebeu menção honrosa na categoria Comércio Exterior do Prêmio CNI de Economia.

No artigo Instrumentos Governamentais: reflexões para uma agenda de pesquisas sobre implementação de políticas públicas no Brasil, Leila, em parceria com sua orientadora de doutorado, a professora e administradora Janann Joslin Medeiros, analisa ferramentas usadas por determinadas políticas públicas com foco na reflexão sobre os padrões da gestão da implementação de cada um desses instrumentos, ou de suas combinações, de forma aplicada ao dia-a-dia profissional do gestor.

“Na administração direta do Poder Executivo trabalhamos com implementação de polí­ticas públicas. A formulação e a avaliação acabam ocupando algum espaço, mas o que devemos fazer melhor é a implementação. É preciso saber conduzir plenamente seus processos”, afirma a gestora.

Já o texto Descentralização de Políticas Públicas sob a ótica neoinstitucional: uma revisão de literatura, de Pedro Cavalcante, fala da importância da análise das instituições formais e informais do sistema político brasileiro para o entendimento da implementação descentralizada das políticas sociais no país. “Esse campo de estudo é dominado pela abordagem institucional, entretanto, ainda existe um rol de possibilidades de pesquisas que pode ser explorado pelos analistas”, comenta o gestor.

O EPPGG ainda teve um segundo texto apresentado durante o EnAPG. Trata-se do artigo Descentralização do Programa Bolsa Família: Determinantes do Desempenho Municipal, feito em parceria com a Analista de Fiscalização e Controle da CGU Beatriz Ribeiro. A obra faz uma análise dos fatores que influenciam a qualidade da gestão municipal das políticas públicas no Brasil, tendo a gestão descentralizada do Bolsa Família como exemplo para testar as determinantes do desempenho local.

No Prêmio CNI de Economia, o trabalho que recebeu menção honrosa foi o artigo As políticas de proteção tarifária e estímulo industrial face à inserção internacional brasileira: uma análise de economia política com dados em painel. O texto, assinado pelo EPPGG Glauco Oliveira, fala das diferenças de políticas comerciais recebidas por dez setores industriais ao longo de 17 anos (1988-2005).

Reconhecimento à produção acadêmica
Nos últimos anos, foi crescente o número de EPPGG participando de eventos e premiações que buscam incentivar a produção de conhecimento. Só em novembro, além dos três já citados, outros dez estiveram presentes em prêmios e congressos. A gestora Izabel Maior concorreu ao Prêmio Claudia 2010, direcionado às mulheres do País que mais incentivam a melhoria da sociedade. Já Fernando Soares e Rafael Barreto foram premiados no Prêmio Tesouro Nacional de Monografias. Outros sete EPPGGs apresentaram trabalhos no 15º Congresso Internacional do Clad.

Para a gestora Leila Ollaik, a participação da carreira nesses encontros deve ser vista com muito orgulho por seus integrantes, pois está ajudando a reduzir a distância entre a pesquisa e o trabalho diário - “ainda há um fosso entre academia e prática governamental. Quem está na academia acha que os que estão no governo não sabem ao certo o que estão fazendo; e os que estão no governo acham que a produção acadêmica é pouco útil. Mas, sendo a Administração uma ciência social aplicada, é extremamente relevante aproximar esses dois mundos.”

Pedro Cavalcante concorda com sua colega. Para ele, a participação dos EPPGG é uma “demonstração de que a carreira pode contribuir não apenas no trabalho cotidiano, mas também no enriquecimento do debate acerca do papel e desafios da administração pública brasileira.”

Com o objetivo de incentivar essa questão, em 2011 a ANESP ampliará o número de eventos para os quais ela patrocinará a participação de associados. Além do Congresso Internacional do Clad, a Associação também subsidiará a ida de filiados aos Encontros Anuais da Anpad, Anpec (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia) e Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais). Para ver as regras de participação, clique aqui.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP

 

Links relacionados
Filiados à ANESP são premiados no Prêmio Tesouro Nacional de monografias
EPPGG é finalista de um dos principais prêmios nacionais de reconhecimento às mulheres