Prêmio homenageia gestora

Lançado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, concurso relembra atuação de EPPGG nas áreas de transferência de renda, combate à fome e desenvolvimento social. Fatalidade completou um ano no início deste mês.

A gestora Rosani Cunha, ex-secretária de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Senarc/MDS), está sendo homenageada pelo governo federal. O MDS lançou, na última segunda-feira (23), o Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social.

A homenagem representa a valorização e a lembrança da atuação da EPPGG na institucionalização e ampliação da Política Nacional de Renda de Cidadania. Pertencente à carreira desde 2000, Rosani dedicou seus últimos quatro anos de trabalho à liderança de programas de transferência de renda, em especial o Bolsa Família – considerado um dos maiores casos de sucesso de gestão do atual governo.

O falecimento de Cunha causou comoção entre os servidores. Em nota divulgada à época, o ministro do MDS, Patrus Ananias, lembrou a competência, a sensibilidade social e o compromisso da gestora. Para o ministro, ela era “uma pensadora, formuladora no campo das políticas sociais”.

Também em comunicado oficial, o presidente Luís Inácio Lula da Silva classificou a EPPGG como “competente e dedicada”, e ressaltou seu trabalho no comando de um dos principais programas do governo - “fazia um trabalho admirável na gestão do Bolsa Família.”

Pertencente à 5ª turma, Rosani era formada em fisioterapia. Além do MDS, a EPPGG também atuou como assessora da Frente Nacional dos Prefeitos (1997-1999), diretora de Gerenciamento de Investimento do Ministério da Saúde (2000-2002) e assessora especial da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República (2003-2004).

Cunha faleceu em 1º de novembro de 2008, aos 47 anos, em um acidente de carro no município de 25 de Mayo, na Argentina. A gestora passava férias no local e se preparava para participar de uma série de palestras em Buenos Aires sobre políticas públicas.

Prêmio
A iniciativa do MDS reconhecerá e divulgará as melhores práticas e estudos acadêmicos nas áreas de assistência social, gestão do Bolsa Família, inclusão produtiva e segurança alimentar e nutricional. Para tanto, o concurso está dividido em três modalidades: ações governamentais de municípios, Estados e do Distrito Federal; práticas da sociedade civil organizada; e estudos acadêmicos (categorias Estudante e Profissional).

Com base na replicabilidade, sustentabilidade, criatividade, integração com outras políticas, impactos e participação da sociedade, ao todo, 20 práticas e sete estudos acadêmicos serão premiados. Desses, quatro ações (duas municipais, uma estadual e uma da sociedade) e duas pesquisas (uma de cada categoria) ganharão o direito de participar em uma missão internacional e uma nacional de intercâmbio. O restante das premiadas farão parte da comitiva de uma missão nacional. Além das viagens, todos os vencedores receberão certificados de contribuição à integração de ações e promoção social.

Os interessados em concorrer podem se inscrever, até 15 de janeiro de 2010, no site do MDS. A cerimônia de entrega está prevista para acontecer até março do próximo ano.

Para acessar a página do Prêmio com todas as regras, prazos e ficha de inscrição, clique aqui.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP