Documento lista iniciativas tomadas para modernizar a gestão pública federal

Lançado pela Secretaria de Gestão do Planejamento, inventário mostra ações tomadas desde 2001 no Executivo Federal. Documento contextualiza a reforma administrativa, lista iniciativas de profissionalização e dá visão de futuro sobre o tema.

A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seges/MP) lançou ontem (10) um documento pioneiro. O Inventário das principais medidas para melhoria da gestão pública no Governo Federal Brasileiro traça um panorama das ações feitas em cada Ministério para aperfeiçoar processos e profissionalizar a administração.

O documento sistematiza as iniciativas adotadas desde 2001 pelo Executivo federal. Além das ações em cada Pasta, ele também esclarece algumas questões conceituais, contextualiza o movimento de reforma administrativa do governo brasileiro e consolida uma visão de futuro para a gestão pública no Brasil, baseada, sobretudo, na administração focada no cidadão e na avaliação dos resultados.

Feito pelo consultor Caio Marini – contratado especificamente para o trabalho -, o produto é resultado de parceria entre a Seges e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). O inventário foi produzido com base em entrevistas com servidores dos Ministérios, análise de documentos, pesquisa eletrônica e leitura de artigos acadêmicos publicados sobre o tema.

O download do material pode ser feito aqui.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP