OCDE lança retrato da gestão de RH no governo

Documento lista principais desafios e movimentações do governo federal para melhorar a gestão de servidores e, consequentemente, ter serviços e políticas públicas mais eficientes

Foi lançado ontem (20), no Ministério do Planejamento (MP), o estudo Avaliação da Gestão de Recursos Humanos no Governo – relatório feito pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento (OCDE). O documento retrata as principais movimentações e desafios para melhorar diversos aspectos referentes ao gerenciamento da força de trabalho do serviço público.

Entre outros pontos, o estudo ressalta que a gestão de RH no governo federal precisa evoluir em alguns pontos para tornar-se mais profissional. Entre os aspectos considerados necessários estão a melhoria do processo de recrutamento e de decisão sobre o nível de remuneração dos servidores públicos; a adequação do sistema de gestão por competências e de cargos comissionados; o planejamento estratégico da força de trabalho; a ampliação do papel da gestão por desempenho na carreira e na remuneração; e a efetivação, no funcionalismo público, de valores fundamentais, como a eficiência e o desempenho.

Segundo o site do MP, o secretário-executivo adjunto do Ministério, Francisco Gaetani, avaliou que o País ainda está na infância das discussões de políticas de recursos humanos e precisa trabalhar em relação a plataformas tecnológicas, novos processos de trabalho e adquisição de conhecimentos específicos.

Apesar dos desafios apontados, a pesquisa reconhece que em muitos desses pontos o governo já começou a implementar melhorias. É o caso da melhoria em itens como a gestão por competências e por desempenho que, para a OCDE, já estão em seus estágios iniciais.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP