Servidores realizam mobilização geral no próximo dia 25

Realizado pelo Fórum Nacional de Entidades de Servidores Públicos Federais, movimento busca pressionar o governo a avançar nas negociações salariais. Principais pedidos são de aumento nos vencimentos, instituição de política de reajustes e definição de data-base

No próximo dia 25 de abril, servidores públicos federais de todo o País realizarão uma nova paralisação. A previsão é de que o movimento, organizado pelo Fórum Nacional de Entidades de Servidores Públicos Federais – grupo que reúne 31 sindicatos que representam carreiras do funcionalismo público –, inicie a manifestação pela manhã, marchando da Catedral de Brasília até a frente do prédio que abriga a Secretaria de Relações de Trabalho, do Ministério do Planejamento (Esplanada dos Ministérios, Bloco C).

No documento direcionado aos servidores, o Fórum explica que o governo se apoia no discurso de austeridade para não conceder reajustes, mas mantém reserva orçamentária destinada a remunerar com altas taxas o capital financeiro.

A campanha salarial conduzida pelas entidades gira em torno de sete eixos, dentre os quais destacam-se o aumento nos vencimentos, a instituição de uma política permanente de reajustes e a definição de uma data-base. Além dessa frente de negociação, outras trabalham com o objetivo de conquistar demandas mais específicas às categorias, como a que é formada pelos servidores que integram carreiras típicas de Estado.

A participação

Essa será a segunda grande paralisação organizada pelo Fórum. A primeira - na qual a ANESP esteve presente com o presidente, Trajano Quinhões - ocorreu no dia 28 de março. O grupo também deixou o indicativo de greve geral dos servidores para o dia 05 de maio, caso as reivindicações não sejam atendidas.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP