Assembleia inicia debate sobre mobilidade

Por decisão dos associados, discussão foi suspensa, mas será retomada na próxima sexta-feira, dia 04 de maio, às 12h30, no auditório do MPOG, como continuação da Assembleia. Diretoria também apresentará nova proposta de tabela salarial para carreiras do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro

A ANESP iniciou na tarde da última sexta-feira (27) a Assembleia Geral que tem como principal tema o debate sobre a mobilidade da carreira de EPPGG. Cerca de 100 associados compareceram ao auditório do subsolo do Ministério do Planejamento para manifestar suas opiniões acerca do assunto.

Na ocasião, os EPPGGs debateram quatro dos nove tópicos sobre mobilidade, propostos pela Diretoria com base em contribuições enviadas anteriormente pelos sócios. Quando o quinto aspecto entraria em pauta, os associados preferiram suspender a Assembleia devido ao horário avançado e a necessidade de retornar para seus respectivos órgãos.

A segunda parte da discussão acontecerá na próxima sexta-feira (04 de maio), no auditório do subsolo do Ministério do Planejamento (Esplanada dos Ministérios, Bloco K). Os tópicos abordados serãoCritérios para definição das prioridades de governoAprovação automática da solicitação de mudança no exercício do EPPGGTempo mínimo de permanência no órgão para o qual foi designado;Movimentação para outros Poderes e esferas de governo; e Suporte à política de movimentação.

Além desse debate, a Diretoria também fará um informe sobre a campanha salarial encampada pela ANESP em conjunto com outras entidades que representam carreiras típicas de Estado. Será submetida aos filiados a nova proposta de tabela salarial apresentada ao governo para as carreiras do Ciclo de Gestão e do Núcleo Financeiro do Executivo federal.

Veja abaixo os itens em pauta na Assembleia:

1. Informes
2. Aprovação da Ata da Assembleia anterior (aprovada na primeira parte da Assembleia);
3. Proposta sobre a mobilidade a ser apresentada à Segep
4. Campanha salarial
5. Formação da Comissão Eleitoral para conduzir o processo eleitoral para preenchimento dos cargos vagos nos Conselhos Fiscal e de Ética da ANESP (formada na primeira parte da Assembleia)
6. Assuntos gerais

Debate sobre mobilidade
Os diretores iniciaram esclarecendo que o assunto tem sido tratado pelo órgão gestor da carreira de forma diferente do que ocorria há alguns anos. A Associação tem tomado conhecimento da ocorrência de negativas de movimentação sem que seja dada transparência aos motivos para as recusas, o que motivou a discussão.

Entre os dias 20 e 25 de abril, a Diretoria convidou os associados a encaminhar previamente contribuições sobre o tema. Cerca de 20 sugestões foram recebidas, tabuladas e analisadas. Com base nelas, a ANESP propôs nove tópicos contendo indicações de posicionamentos a serem defendidos pela Associação. Os participantes da Assembleia puderam sugerir alterações e votar nas mais adequadas às demandas da carreira.

Os quatro primeiros tópicos abordados foram Participação do Comitê Consultivo para tratar do tema mobilidadeAtribuições a serem desempenhadas no órgão de destinoGestão por competências como critério para mobilidade e alocação; e Movimentação e alocação ligadas às prioridades de governo.

O grande envolvimento dos associados foi um ponto de grande satisfação para a Diretoria – que agradeceu a participação por meio do envio de contribuições e da presença na Assembleia. Os diretores esperam contar com todos na retomada do debate.

Comissão Eleitoral
Outro ponto importante tratado na primeira parte da Assembleia, feita de forma conjunta entre ANESP e ANESP Sindical, foi a formação da Comissão Eleitoral para a realização de um pleito que elegerá integrantes para os cargos vagos nos Conselhos de Ética e Fiscal das entidades. O preenchimento dessas vagas é essencial para dar continuidade à oficialização do Sindicato dos EPPGGs.

O grupo formado conta com três associados que se voluntariaram para integrá-lo: os EPPGGs Paulo Kliass, Antônio Brito e Luana Medeiros.

As regras, datas e especificidades da eleição serão divulgadas em breve.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP