Autoridades, servidores e sociedade se reúnem para lançar Frente Parlamentar de Gestão Pública

Com auditório lotado e ampla cobertura da imprensa, evento serviu para formalizar criação do grupo presidido pelo deputado federal Luiz Pitiman. Representantes dos Três Poderes ressaltaram importância dos trabalhos do grupo integrado por deputados e senadores

Com presença maciça de parlamentares, servidores dos Três Poderes, representantes de governos estaduais e municipais, sociedade civil organizada e da imprensa, foi lançada na tarde da última terça-feira (19), no Senado Federal (auditório Petrônio Portella), a Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Gestão Pública. O grupo reúne representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário para discutir e formular propostas sobre questões como eficiência da máquina pública e melhoria da gestão.

As autoridades presentes foram unânimes em ressaltar a importância da iniciativa. Foi o que ressaltou, por exemplo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), vice-presidente do grupo: “Em 18 meses não aconteceu nada no Congresso Nacional como o lançamento dessa Frente, pois a melhoria da gestão pública é uma urgência”, comentou.

O presidente da Frente, deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), agradeceu o apoio que tem recebido das entidades que representam servidores de carreiras típicas, entre elas a ANESP. O parlamentar também lembrou que os deputados e senadores terão um grande desafio: mudar a visão que a sociedade tem sobre a Administração Pública. Para isso, o grupo foi estruturado com 11 coordenações temáticas (Reforma de Estado; Profissionalização e Meritocracia; Inovação e Tecnologia; Transportes; Saúde; Educação; Segurança; Obras; Gestão Tributária e Fiscal; Fiscalização e Controle; e Assuntos Federativos) e 27 estaduais.

Para o coordenador da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República, Jorge Gerdau, o lançamento da Frente é uma amostra de que o tema Gestão aumentou sua presença nas discussões cotidianas. Entretanto, ainda há muito a avançar, especialmente em relação à melhoria da governança e definição de métodos de avaliação de resultados.

Já o deputado Henrique Alves (PMDB-RN), líder do governo na Câmara dos Deputados, se mostrou impressionado e feliz com o sucesso da Frente perante a opinião pública: “Há muito tempo não vejo esta Casa tão prestigiada como nesta tarde.” Todavia, o parlamentar ponderou que tal sucesso aumenta a responsabilidade de conseguir colocar os resultados do debate em prática.

Representando o Ministério do Planejamento, a secretária de Gestão Pública (Segep/MPOG), Ana Lúcia Brito, também esteve na ocasião. A dirigente salientou a disposição do Poder Executivo de apoiar as discussões com o objetivo de promover uma renovação dos marcos legais relacionados à gestão pública.

Outras autoridades que integraram a mesa de abertura da solenidade foram a vice-presidente da Câmara dos Deputados, Rose de Freitas (PMDB-ES), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, o ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, o presidente do TCU, ministro Benjamin Ziller, o ministro do STJ, Teori Albino Zavascki, o presidente da OAB-DF, Francisco Caputo, e o presidente do Fonacate, Pedro Delarue.

Na ocasião, a ANESP foi representada pelos diretores Afonso Pacifico e Eduardo Granha.

Contato com Aécio Neves
No final da cerimônia, os dirigentes da ANESP procuraram o senador Aécio Neves para promover uma aproximação da carreira com a Frente Parlamentar. Pacifico e Granha entregaram material de divulgação sobre a carreira e explicaram rapidamente quem são e o que fazem os Gestores Governamentais.

Aécio se mostrou interessado pela atuação dos EPPGGs, especialmente após os dirigentes traçarem um paralelo da carreira federal com a do estado de Minas Gerais.

Participação na Frente
A Frente Parlamentar abriu o processo de inscrições de colaboradores para suas coordenações temáticas. Os grupos têm como objetivo discutir e formular propostas nas áreas de Reforma de Estado; Profissionalização e Meritocracia; Inovação e Tecnologia; Transportes; Saúde; Educação; Segurança; Obras; Gestão Tributária e Fiscal; Fiscalização e Controle; e Assuntos Federativos.

Os interessados em participar devem entrar em contato diretamente com o gabinete do deputado Luiz Pitiman pelos e-mails dep.luizpitiman@camara.gov.br ou pelo telefone (61) 3215-5931.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP

Links Relacionados
Frente Parlamentar de Fortalecimento da Gestão Pública será lançada na próxima terça-feira 
Diretores da ANESP se reúnem com Dep. Luiz Pitiman