Dilma criará Fórum de Gestão Governamental

Decreto de oficialização do grupo deverá ser publicado nesta semana. Comandada por Jorge Gerdau, equipe atuará em parceria com o Ministério do Planejamento para melhorar a eficiência da máquina pública e reduzir gastos com custeio

A presidente Dilma Rousseff deverá assinar nesta semana o Decreto de criação do Fórum de Gestão Governamental. Liderado pelo empresário Jorge Gerdau, o grupo terá como principais objetivos a melhoria da eficiência da máquina pública federal e a redução dos gastos com custeio.

O Fórum atuará em parceria com o Ministério do Planejamento (MPOG). Sua criação havia sido acertada entre a presidente e o empresário ainda no fim de 2010, após a oficialização da vitória de Dilma nas eleições.

Gerdau possui um longo histórico de contribuição com o governo. Além da participação em Conselhos de autarquias, empresas públicas e do Executivo Federal, recebeu, em 2007, do presidente Lula, convite para integrar a equipe do MPOG, mas recusou. Na transição para o governo de Dilma chegou a se especular que ele seria ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Atualmente Gerdau tem parcerias com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e com o Ministério da Justiça.

O anúncio de assinatura do Decreto ocorre na mesma semana em que a presidente Dilma transferiu o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como Conselhão, para a responsabilidade da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). Antes o grupo era comandado pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP, com informações do jornal "Valor Econômico"