Eleições da ANESP e ANESP Sindical serão no dia 29

Decisão foi tomada em Assembleia Geral. Interessados em se candidatar para a Diretoria e Conselhos Fiscal e de Ética deverão enviar formulário de inscrição entre 07 e 11 de novembro

As eleições para Diretoria e Conselhos da ANESP e da ANESP Sindical acontecerão das 08h às 19h do dia 29 de novembro. A decisão foi tomada pelos associados, junto com a Comissão Eleitoral, durante a Assembleia Geral realizada na tarde desta quinta-feira (03).

Os participantes decidiram alterar a data para não coincidir com o Dia do Evangélico, comemorado em 30 de novembro. Apesar de não ser feriado oficial no governo federal, os servidores que o comemoram têm a possibilidade de não trabalhar na data e repor as horas em outra oportunidade.

O período para inscrições de chapas e candidatos aos Conselhos Fiscal e de Ética também foi alterado. Os interessados em concorrer aos cargos deverão se inscrever entre os dias 07 e 11 de novembro, no horário de funcionamento da Associação. O formulário deverá ser preenchido na sede da entidade ou enviado por e-mail ou fax. Neste caso, os candidatos terão cinco dias úteis a contar a partir da data de envio para levar o documento original à sede da ANESP. Caso não o façam, sua inscrição será impugnada, mesmo após a divulgação oficial dos concorrentes – prevista para acontecer no dia 17.

Por sugestão da Comissão Eleitoral, aprovada pela Assembleia, as chapas concorrentes à Direção poderão ter um diretor Suplente. Apesar de o 4º parágrafo do artigo 24 do Estatuto dizer que é permitido a inclusão de até três, o Inciso X define que a Diretoria tem em sua composição o cargo de “Diretor Suplente”, no singular. O grupo considerou então que os textos poderiam dar insegurança jurídica à inscrição de três pessoas para a suplência.

A Comissão Eleitoral esclareceu ainda que as eleições para a Associação e o Sindicato acontecem simultaneamente. Entretanto, haverá uma diferença na composição das chapas, uma vez que o Estatuto da ANESP Sindical não prevê o cargo de Diretor Suplente.

 

Confira abaixo o cronograma do período eleitoral:

- 07 a 11 de novembro (entre as 09h e as 18h) – período de inscrição de candidatos
- 17 de novembro – Divulgação oficial dos concorrentes
- 17 de novembro – Prazo para que as chapas concorrentes indiquem um fiscal titular e um suplente para acompanhar o processo eleitoral no dia 29 e um representante para avaliar o sistema eletrônico de votação
- 29 de novembro (das 08h às 19h) – Dia da eleição (voto eletrônico)

 

Votação
Os associados deverão votar pelo site da ANESP. Será preciso fazer login utilizando o nome de usuário e senha. Aqueles que não se lembrarem dessas informações já podem entrar em contato com a Associação para receber ajuda.

O ambiente de votação estará disponível entre as 08h e as 19h. Após feito o login, aparecerá a página específica com as chapas e os candidatos aos Conselhos da Associação e do Sindicato. Os nomes serão os mesmos (salvo o caso do Diretor Suplente, inexistente na ANESP Sindical), mesmo assim os filiados deverão marcar suas escolhas separadamente para as duas entidades.

O processo será acompanhado por um auditor externo, pela Comissão Eleitoral e por fiscais de cada chapa. Assim que finalizada a votação ocorrerá a apuração do resultado e posse dos novos diretores e conselheiros.

Para dúvidas e sugestões sobre o processo eleitoral, o e-mail de contato da Comissão Eleitoral é comissao@anesp.org.br.

O edital de convocação para as eleições da ANESP pode ser visto aqui. O da ANESP Sindical está disponível neste link.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP