Mensagem de fim de ano da Diretoria da ANESP

Em 2012, o Brasil se projetará como a sexta economia do mundo, devendo ultrapassar a França, e enfrentará importantes desafios, como as repercussões da crise internacional nas economias europeias e nos países emergentes. O Estado brasileiro e a Administração Pública concentrarão sua atenção na implementação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); na preparação da infraestrutura logística e social para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016; além de avançar na superação do gap de desenvolvimento humano que nos coloca na desconfortável 54ª posição no ranking mundial.

A carreira de Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGGs), em virtude de sua dimensão -- cerca de 1.050 profissionais de alto nível distribuídos em dezenas de órgãos da Administração Pública Federal (APF) --; de suas atribuições, de sua missão e de seu engajamento nas decisões governamentais, já contribui de diversas formas nos órgãos federais na superação dessas dificuldades e participa dessa difícil e longa trajetória. Mas para o país avançar em sua agenda em 2012, será necessário fazer mais com menos, ser mais eficaz e eficiente, avaliar melhor os cursos das ações, planejar e gerenciar melhor os limitados recursos existentes.

Eleita em novembro de 2011, a nova diretoria da ANESP dirigirá seus esforços para aumentar e aprimorar o engajamento dos EPPGGs na agenda governamental, como atores qualificados para a superação dos gargalos gerenciais que limitam o desenvolvimento econômico e socioambiental e impedem que o país aproveite integralmente a potencialidade de seus recursos.

Entre as prioridades que destacamos estão a formação de redes colaborativas entre os gestores, como estratégia de articulação e de mobilização da carreira; o fortalecimento do papel da tutoria, inclusive com a participação da ANESP no processo; e o fortalecimento do Comitê Gestor, como fórum qualificado, não só para construir processos melhores de alocação, movimentação e afastamento de longo prazo dos EPPGGs, mas especialmente como locus de discussão de temas estruturais para a carreira, tais como aprimoramento do processo seletivo, revisão dos processos de formação inicial e continuada, dentre outros.

A agenda é vasta, contendo discussões sobre o SIDEC, mobilidade e formação da carreira, negociação salarial, articulação com o parlamento 
e parceiros estratégicos, dentre outros temas importantes. No início do segundo semestre ainda vamos realizar uma grande Conferência Nacional sobre Gestão Pública envolvendo atores estratégicos e nossos pares nos estados.

A Diretoria tem convicção que pode contar com a participação e a mobilização dos talentos presentes em nossa carreira, elementos fundamentais para o sucesso de nossas ações.

Desejamos um 2012 repleto de realizações pessoais e coletivas a todos os EPPGGs

Vamos em frente com fé e coragem.