Ibram abre seleção para áreas de Gestão Estratégica e de Pesquisas/Estudos Socioeconômicos
*Matéria atualizada às 11h40 de 04 de dezembro de 2015.
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), seleciona profissionais para integrar sua equipe em duas áreas: Gestão Estratégica; e Pesquisas & Estudos Socioeconômicos. São duas vagas para atuar na Assessoria de Gestão Estratégica do Gabinete da Presidência (AGE/GABIN) e uma vaga para o Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM). Os interessados têm até 18 de dezembro para enviar currículo se candidatando às vagas.
Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) têm preferência na seleção. Membros de carreiras que podem atuar de forma descentralizada também são bem-vindos, visto que não há DAS disponível. Após a seleção dos currículos, até o dia 22 de janeiro de 2016 os candidatos selecionados serão entrevistados como parte do processo de seleção.
Confira as especificidades das seleções:
DDFEM
Trata-se de área que tem por objetivos principais:
- Prospectar, monitorar e analisar os ambientes econômicos, político-legal, tecnológico, sócio-demográfico e ecológico na perspectiva do setor museal;
- Desenvolver e disponibilizar cenários, estudos, pesquisas e relatórios sobre a dimensão socioeconômica, com indicadores, informações e avaliação de resultados das ações e programas do setor museal;
- Desenvolver e disponibilizar estudos comparados sobre os investimentos público e privados no setor museal.
Os interessados devem enviar currículo para ddfem@museus.gov.br, com o assunto “Seleção de servidor”, até 18 de dezembro de 2015.
Confira abaixo os detalhes da seleção:
Lotação: Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus - DDFEM
Disponibilidade de DAS: não há
Atribuições:
a) Elaborar análises socioeconômicas e estatísticas de projeção do setor museal; b) Produzir estudos e pareceres para subsidiar programas do Ibram em sua dimensão socioeconômica; c) Coletar dados estatísticos e informações sobre a economia dos museus; d) Compilar e manter atualizada a legislação e os normativos do setor museal, em particular aqueles afetos à área econômica e tributária; e) Conduzir processos e projetos de acordo com as metodologias propostas e em conformidade com a legislação e normativos do setor museal e das áreas de controle interno e externo; f) Realizar relatórios gerenciais e analíticos para a divulgação de dados e resultados sobre a economia dos museus; g) Acompanhar e apoiar a execução de estudos e trabalhos contratados
Critério de seleção:
análise curricular (tanto no que diz respeito à formação, quanto à experiência de trabalho, notadamente na área de pesquisa e estudos) e entrevista, na qual poderão ser prestadas informações complementares e mais detalhadas acerca dos trabalhos desenvolvidos, bem como avaliados aspectos como facilidade de comunicação e articulação.
Perfil desejado:
- Habilidades
boa redação; capacidade de expressar ideias com coesão e coerência textual; facilidade na captação, análise e organização de informações; capacidade analítica; visão sistêmica; facilidade na operacionalização de sistemas de informática, bem como de planilhas e gráficos; saber trabalhar em equipe; boa capacidade de articulação. - Formação acadêmica
Graduação ou Pós-graduação em Economia, Administração de Empresas ou Pública, antropologia, sociologia ou ciência política (outras áreas de formação poderão ser consideradas de acordo com o perfil e experiência do candidato); - Experiência profissional
Servidor Público efetivo pertencente à Carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; atuação na área de pesquisa; na realização de estudos; na análise e tratamento de conteúdos estatísticos
Conhecimentos desejáveis
Legislação da Administração Pública Federal e Operacionalização de Sistemas; Access; Excel; Word; Power Point;
Serviço:
Endereço eletrônico para envio de currículos: ddfem@museus.gov.br c/c para heloisa.evelin@museus.gov.br e andrea.lambach@museus.gov.br Assunto: Seleção de Servidor
Prazo para envio de currículos: 18/12/2015
Entrevista com os candidatos: até 22/01/2016
AGE/GABIN
Tem entre suas incumbências:
- Estabelecer orientações para o desenvolvimento de sistemas de informações de gestão estratégica no âmbito do IBRAM;
- Propor e acompanhar as ações de modernização da gestão do IBRAM, incluindo a estrutura organizacional e consequente adequação das competências das respectivas unidades;
- Subsidiar a implantação dos instrumentos necessários para o planejamento e desenvolvimento dos programas e projetos do IBRAM;
Os interessados devem enviar currículo para estrategia@museus.gov.br, com o assunto “Seleção de servidor”, até 18 de dezembro de 2015.
Confira abaixo os detalhes da seleção:
Lotação: Assessoria de Gestão Estratégica / Gabinete da Presidência do IBRAM
DAS ou outras Gratificações: não há disponibilidade no momento
Atribuições:
- Apoiar o desenvolvimento de sistemas de informações de gestão estratégica no âmbito do IBRAM;
- Propor e acompanhar as ações de modernização da gestão do IBRAM
- Apoiar a revisão e adequação da estrutura organizacional das respectivas unidades do IBRAM;
- Subsidiar a implantação dos instrumentos necessários para o planejamento e desenvolvimento dos programas e projetos do IBRAM;
- Revisar processos e modelar fluxos de trabalho;
- Acompanhar e avaliar o desempenho do IBRAM quanto à sua atuação no Planejamento Estratégico e no Sistema MinC;
- Apoiar a divulgação das ações de comunicação relacionadas ao planejamento estratégico.
Critério de seleção:
Análise curricular (tanto no que diz respeito à formação, quanto à experiência de trabalho, notadamente na área de gestão estratégica, gestão de projetos e gestão de processos) e entrevista, na qual poderão ser prestadas informações complementares e mais detalhadas acerca dos trabalhos desenvolvidos, bem como avaliados aspectos como facilidade de comunicação e articulação.
Perfil desejado:
- Experiência Profissional
Planejamento estratégico, definição e monitoramento de indicadores e metas de instrumentos estratégicos de planejamento; revisão de processos organizacionais; estruturação organizacional; modelagem de fluxos e processos gestão estratégica; gestão de projetos; gestão de processos. Desejável servidor público das carreiras típicas de Estado, Especialista em Políticas Públicas ou Gestor Governamental.
- Habilidades
Boa redação; capacidade de expressar ideias com coesão e coerência textual; facilidade na captação, análise e organização de informações; capacidade analítica; visão sistêmica; facilidade na operacionalização de sistemas de informática, bem como de planilhas e gráficos; trabalhar em equipe, boa capacidade de articulação; - Formação acadêmica
Graduação ou Pós-graduação em Economia, Administração de Empresas ou Pública, Comunicação Social, Sociologia ou Ciência Política (outras áreas de formação poderão ser consideradas de acordo com o perfil e experiência do candidato);
Conhecimentos desejáveis
Legislação da Administração Pública Federal e Operacionalização de Sistemas Públicos Federais; Access; Excel; Word; Power Point;
Serviço:
Endereço eletrônico para envio de currículos: estrategia@museus.gov.br c/c para carolina.paulo@museus.gov.br e kelma.leao@museus.gov.br Assunto: Seleção de Servidor
Prazo para envio de currículos: 18/12/2015
Entrevista com os candidatos: até 22/01/2016