Lei que criou a carreira de gestor federal completa 23 anos

Surgimento da carreira foi motivado por um estudo de 1982, que indicava necessidade de profissionalização da Administração Pública

No último sábado (06) foi comemorada uma data importante para os gestores federais: os 23 anos de sanção da Lei nº 7.834/1989, que criou a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

O surgimento da carreira foi motivado por um estudo feito pelo embaixador Sérgio Paulo Rouanet, em 1982. Nele recomendava-se a criação de uma Escola de Governo, montada nos moldes das existentes na época na Europa, e de uma carreira para seus egressos, com qualificação para ocupar cargos de dirigentes no governo federal.

Como parte de um processo de reforma da Administração Pública, o governo encampou a ideia e criou a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Em seguida, no ano de 1988, realizou o primeiro concurso para gestor. Junto com a criação da carreira veio a criação de 960 cargos, o que, preenchidos através de sucessivos concursos, possibilitaria uma rápida consolidação dos gestores na Administração Pública Federal.

Apesar da importância da iniciativa, após a formação da primeira turma a carreira foi extinta. Sua recriação ocorreu dois anos depois e a retomada dos concursos, em 1995. Desde então eles acontecem em média de dois em dois anos. Atualmente estão em atividades 1.046 EPPGGs.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP