Inscrições para cursos internacionais da escola de governo da França vão até 15 de janeiro

Com duração de 16 (Long International Course) e oito meses (International Advanced Training Course), ciclos são oportunidades para que servidores estrangeiros recebam formação similar à de funcionários públicos franceses de alto escalão

Está aberto até 15 de janeiro o período de inscrição de candidatos para os Ciclos Internacionais oferecidos pela École Nationale d'Administration (ENA) – escola de governo francesa considerada como uma das mais tradicionais do mundo. Os cursos são uma possibilidade para que servidores estrangeiros passem por formação similar à dos funcionários públicos de alto escalão da França.

O principal deles é o Long International Course (CIL, em francês). Ao longo de 16 meses o aluno participa de aulas na ENA e de um programa de estágio na administração pública do País. No final, com mais dois meses de aulas, o participante também pode se graduar em um mestrado profissional em Comunicação em Instituições Públicas ou em Administração Pública.

Há ainda o International Advanced Training Course (CIP, em francês). Mais curto (oito meses), o curso também conta com aulas teóricas na ENA e um programa de estágio, porém com duração menor.

Faça download aqui do guia completo sobre os Ciclos Internacionais da ENA (em inglês)

Para concorrer às vagas os candidatos devem ser servidores públicos com alta qualificação acadêmica e fluência em francês (escrita e oral). As informações sobre inscrições devem ser obtidas diretamente com a Embaixada da França (61 3222-3999). A previsão é de que as turmas do CIP e do CIL comecem, respectivamente, em dezembro de 2013 e janeiro de 2014.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP